A prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta quarta-feira (01), das 8h às 17h, o II Fórum Municipal de Saúde Mental. O objetivo é capacitar profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e ambulatórios de saúde mental do município sobre a rotina de funcionamento dos serviços substitutivos de saúde mental, para uma melhor assistência aos pacientes.

O fórum acontecerá no auditório da SMS, no Novotel Ladeira do Sol. Durante a programação, que contará com a participação do representante da coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Marcelo Kimati, serão discutidas questões como o processo de alta e inclusão de pacientes, além da relação entre os serviços dos CAPS e a Atenção Básica.

“Os temas discutidos foram escolhidos pelos próprios profissionais, durante o I Fórum, no mês de março. E, nestas sugestões, estava principalmente a relação da Saúde Mental com a Atenção Básica, já que existe uma parceria entre as equipes, tanto para a identificação e encaminhamento de casos das Unidades de Saúde da Família (USF) para os CAPS, como para o acompanhamento dos pacientes, após o tratamento nos CAPS, nas USF”, destaca a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da SMS, Márcia Biegas.

O evento é dirigido também aos familiares de usuários dos centros e ambulatórios e às equipes dos três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), implantados no início do ano, nos bairros de Nazaré, Santarém e África