Para dar dinâmica e rapidez na inclusão de famílias carentes nos programas sociais oferecidos pela Prefeitura, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está realizando mutirões de atendimentos nas comunidades. Os cidadãos ou famílias que se encontram no perfil recomendado para o Bolsa Família, Serviço de Benefícios e Tarifa Social de Energia Elétrica podem fazer seus cadastros em todos esses serviços em um único dia.

“Queremos unificar os serviços e atingir a população menos favorecida. A missão é inserir o cidadão carente no Cadastro Único do município, realizar a revisão dos dados cadastrais, e fazer o acompanhamento da saúde”, declara a coordenadora do Cadastro Único, Janaína Bandeira.

Os mutirões estão sendo realizados durante esse mês de maio nas comunidades de baixa renda da cidade. No próximo dia 24 haverá mutirão no núcleo do ProJovem de Brasília Teimosa; nos dias 25 e 26 de maio, na Associação Cultural do Bom Pastor Beijoqueiro (na Avenida Lima e Silva, 80A, próximo ao Cemitério de Bom Pastor); e no dia 31, no núcleo do ProJovem do Planalto. As atividades serão sempre realizadas das 8h às 12 e das 14h às 17h.

As famílias poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, após efetivação no Cadastro Único. Basta apresentar os documentos necessário ao CadÚnico (originais de: Comprovante de residência, Carteira de Trabalho e Contra-cheque, Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento dos integrantes menores de 18 anos e Declaração Escolar de 2010 das crianças e adolescentes) e o última cobrança de energia elétrica.

O momento também poderá ser de oportunidade para inclusão no Bolsa Família e nos programas e serviços ofertados pelo Setor de Benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), BPC na Escola, Carteira do Idoso, Passe Livre e Programa de Acessibilidade Especial - Porta a Porta (PRAE). “Além de informar os serviços, o Setor de Benefícios também irá incluir os beneficiários do BPC no Cadastro Único, de acordo com recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS”, afirma Solange Pereira, coordenadora do Setor de Benefícios.