Professores da Rede Municipal de Ensino de Natal estão participando hoje e amanhã da VI Ação Formativa dentro do Programa Justiça e Escola. A iniciativa do programa é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e aqui no estado tem a responsabilidade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME). O evento acontece em tempo integral no IFRN, da Avenida Rio Branco, Centro.

A SME participa do projeto desde 2007, com ações formativas e suporte técnico e estratégico para estabelecer uma cultura de paz em todas as unidades de ensino do município de Natal. Atualmente 56 escolas da rede estão inseridas no projeto, com destaque para experiências exitosas e de fortalecimento do programa.

Durante a formação, que utiliza a metodologia do “O caráter conta”, os professores da rede municipal Rildo Queiroz, Francisca Peixoto, Jucilândia Tomé, Graça Silvestre, Milena Cristina, Fátima Mota, Ariadna Bezerra, Vanessa Medeiros, Kátia Cristina, Arkely Xênia e Tadeuza Tatiane, discutem questões como “Sinceridade, Cidadania, Respeito, Responsabilidade, Zelo e Senso de Justiça”.

O principal objetivo do programa é promover esclarecimentos à comunidade sobre direitos e deveres contidos no ordenamento jurídico. Ele é baseado em uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, voltada, inicialmente, aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Questões como organização do Estado e as atribuições do Poder Judiciário são discutidas.