Se você deseja parar com o hábito de fumar e não consegue livra-se do vício sozinho, chegou a hora de procurar ajuda de especialistas. Em Natal, a Prefeitura do Natal, disponiliza por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programa de assistência aos fumantes que desejam largar o cigarro.

O tratamento e acompanhamento para as pessoas que desejam se livrar do vício do cigarro está disponível na rede municipal de saúde de Natal. Basta procurar uma unidade próxima à sua casa e ingressar no “Projeto de Controle do Tabagismo com grupo para terapia.

Os usuários são avaliados sobre a necessidade do auxílio de tratamento medicamentoso e recebem assistência terapeutica e educativa, com uma equipe multidisciplinar. Em encontros quizenais do grupo atendido, são ministradas palestras com temas relacionados aos riscos do tabagismo com os pacientes, como também avalia a em cada caso. Todas as ações são baseadas na. Nesses encontros, os usuários são constantemente reavaliados.

O médico Milton da Costa Cirne, coordenador do projeto da Zona Norte, explica que o projeto já funciona há dois anos na Unidade de Saúde Soledade I e a rotatividade das reuniões de grupo é de 20 pessoas, a cada ciclo de 2 meses. Após esta etapa, os pacientes ainda são acompanhados por um ano, para evitar qualquer recaída ao uso da substância.

“Muitos pacientes procuram a unidade para outras demandas e quando conhecem nosso trabalho começam a participar do programa. Outros vem por indicação de amigos. Mas qualquer fumante que deseje participar do programa, basta entrar em contato com a direção da unidade ou coordenação do grupo e fazer a sua inscrição”, ressalta Milton Cirne.

Já na Unidade Básica de Saúde de Mirassol as atividades educativas na prevenção e combate ao tabagismo ocorrem dentro do projeto "Acolhendo com Saúde", coordenado pela nutricionista Polyana Cacho.

Durante as palestras, que são realizadas nos corredores da própria Unidade (Sala de Espera), os usuários recebem também camisas com a frase "Preserve seu pulmão".