O Setor de Benefícios, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está divulgando os seus serviços nos Mutirões do Cadastro Único / Bolsa Família que estão sendo realizados durante o mês de maio nas comunidades de baixa renda da cidade. Os Mutirões têm como objetivo inserir a população carente no Cadastro Único do município, realizar a revisão dos dados cadastrais e fazer o acompanhamento da saúde. O Setor de Benefícios vai atuar no Mutirão que será realizado no nesta quinta-feira (19/05), na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, Rua Estância Velha Neópolis, 2 (próximo ao Favorito da Av. Ayrton Senna).

“Vamos aproveitar a oportunidade para divulgar os serviços e programas ofertados pelo Setor de Benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), BPC na Escola, Carteira do Idoso, Passe Livre e Programa de Acessibilidade Especial - Porta a Porta (PRAE)”, afirma Solange Pereira, coordenadora do Serviço de Benefícios. Além de informar os serviços, a participação do Setor de Benefícios é para incluir os beneficiários do BPC no Cadastro Único, de acordo com recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Semtas convoca beneficiários do BPC
A Semtas convoca os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para se inscreveram no Cadastro Único do município. “Nossa meta é cadastrar todos que fazem parte do BPC, ou seja, cerca de 8.250 pessoas e suas respectivas famílias. O trabalho teve início na última segunda-feira (9), e finalizaremos no dia 30 de junho”, afirma Janaína Bandeira, coordenadora do Cadastro Único municipal.

A ação segue a orientação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão gestor, financiador e coordenador do BPC. A finalidade é acompanhar e ampliar o acesso do beneficiário e sua família no âmbito dos programas sociais, delinear o perfil socioeconômico e subsidiar o processo de revisão bienal do benefício, além de instituir como rotina o cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais.

"A mudança tem como meta promover cada vez mais uma administração de qualidade para os cidadãos que mais precisam, e o Cadastro Único reúne todos os beneficiários dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura por meio da Semtas, portanto terá também os do BPC. Pedimos a colaboração de todos para essa grande ação de cadastramento", declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

O usuário do BPC deve comparecer o mais rápido possível à sede da Semtas ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a realização de seu cadastramento. “Eles irão apresentar os documentos originais (Identidade, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos, Declaração escolar,) e de todas as pessoas que residem na casa”, explica a coordenadora.

O BPC é um direito garantido pela Constituição Federal que assegura um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos de idade ou mais, e à pessoa com deficiência física e/ou mental, de qualquer idade, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, que comprove não possuir meio de garantir o próprio sustento, nem de tê-lo provido por sua família. O Cadastro Único, por sua vez, é utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sócias do Governo Federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Carteira do Idoso, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa, Minha Vida. O telefone para mais informações sobre o processo de inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único é o 3232-9248.

Os Postos de Atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família:

Semtas - Avenida Bernardo Vieira, 2180 – Dix-Sept Rosado.
Cras – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319 - Pajuçara.
Cras – África: Rua da Gameleira, 316 - Redinha.
Cras – Salinas: Rua dos Pataxós, 50 - Salinas.
Cras – Nossa Senhora da Apresentação – Avenida das Fronteiras, 2101 – Nossa Senhora da Apresentação.
Cras – Guarapes: Rua Lagoa Seca, 2 - Guarapes (próximo a quadra de esportes).
Cras Passo da Pátria – Rua Capitão Silveira Barreto, 1016 – Passo da Pátria.
Cras Planalto – Rua Cônego Deoclides Diniz, 135 – Planalto