A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove entre os dias 24 a 27 de maio, o V Seminário Norte- Riograndense sobre Segurança do Trabalhador. O encontro é dirigido a profissionais e pesquisadores da área de segurança e saúde no trabalho, profissionais de recursos humanos, dirigentes sindicais, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes entre outros envolvidos com o tema.

“O seminário tem o objetivo discutir a saúde do trabalhador e mostrar o que a rede municipal disponibiliza pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o trabalhador de Natal. O evento conta com a parceria da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Procuradoria Regional do Trabalho e o Ministério da Saúde", destaca a diretora do Centro de referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Clara Tavares.

O Cerest, da SMS, realiza promoção, proteção e recuperação da saúde do trabalhador. Investiga as condições do ambiente de trabalho com a finalidade de esclarecer aos trabalhadores sobre os riscos de acidentes e adoecimentos. “Atendemos adoecidos ou acidentados do trabalho, fazemos reabilitação, acupuntura, fisioterapia e damos orientações sobre o Comunicado de Acidente de Trabalho (CATE)”, explica Clara.

Os temas que serão discutidos:

Conferências: Organização do Trabalho Contemporâneo, Precarização e Saúde Mental;

Palestras:
• Impactos da Terceirização nas Relações de Trabalho e nas Condições de Segurança e Saúde; Síndrome de Burnout e Saúde Mental dos Professores e Profissionais da Saúde;
• Assédio Moral no Trabalho – Diagnóstico através do Protocolo de Investigação;
• Ergonomia como Ferramenta para Melhoria das Condições de Trabalho;
• Novas Tecnologias e os acidentes de Trabalho na Construção Civil;
• CIPA – Uma só Legislação, várias Configurações;
• Trabalhos em Espaços Confinados: Desafios e soluções;
• Políticas de Saúde e Segurança – Cenário Atual e Futuro;
• Modelo “SESI” em Segurança e Saúde no Trabalho;
• Repercussão do Nexo Técnico Epidemiológico;
• Fator Acidentário Previdenciário para a Segurança e Saúde no Trabalho.

As inscrições já estão abertas, pelo site www.rn.sesi.org.br/seminariosaudeeseguranca, mediante a doação de 2k de alimentos não perecíveis.