A Prefeitura do Natal está ampliando o acesso da população a exames oftalmológicos de maior complexidade. Agora, no Ambulatório Médico Especializado (AME) Nova Natal, os usuários podem fazer consulta com especialistas e ainda realizar todos os exames necessários. Diariamente são feitos cerca de 45 atendimentos.

São crianças, adultos e idosos que agora têm à disposição equipamentos e experiência para diagnosticar miopia, catarata, glaucoma, inflamações e outros. Aos sábados pela manhã, são marcados exames de mapeamento de retina, 100% gratuitos, que permitem uma análise detalhada do fundo do olho, capaz de diagnosticar alterações do nervo ótico e prevenir doenças.

“Todos os pacientes hipertensos, diabéticos, com doenças reumatológicas, ou que apresentem suspeita de descolamento de retina devem fazer o exame. Por exemplo, para fazer uma cirurgia de catarata, o mapeamento é um pré-requisito. O custo dele é alto, mas indispensável e decisivo para alguns tratamentos”, explica a oftalmologista Ranni Dantas.

O casal de aposentados José e Maria Pereira não perdeu tempo e marcou o exame. José, de 56 anos, é diabético e foi encaminhado para tratar uma pequena hemorragia. Já a saúde ocular da esposa, dona Maria, está ótima. “Nunca pudemos contar com um consultório de oftalmologia no bairro. Estou sem palavras para descrever o atendimento, sem contar que nossa saúde agradece. Só o AME mesmo”, disse.

A dona de casa Damiana Rocha avaliou o serviço oferecido pela unidade municipal. Enquanto era preparada para passar por um exame oftalmológico, a aposentada deixou registrada sua impressão sobre o atendimento da equipe de oftalmologia da AME Nova Natal. “Desde que inaugurou, já consegui fazer meu check-up e meus exames. E agora vou poder refazer meu óculos e enxergar melhor. Sensacional!”, declarou.

Para a especialista Ranni Dantas, o reconhecimento da aposentada e dos outros pacientes incentiva e impulsiona a equipe, composta por ela, por assistentes, e pelo oftalmologista Erymar Dantas. “A carência da população pelo atendimento de oftalmologia é muito grande. Os exames são caros e nem sempre o tratamento é acessível. Aqui, podemos diagnosticar e tratar muitas patologias, além de encaminhá-los a centros de referência públicos quando o caso exige intervenção cirúrgica ou procedimentos mais avançados”, explica.

As consultas para a especialidade devem ser marcadas mediante apresentação do cartão de identificação do usuário, na unidade AME Nova Natal.