A Casa de Passagem II, mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realizou na última terça-feira a confraternização natalina das crianças acolhidas pela Casa. Meninos e meninas apresentaram aos convidados uma peça teatral, coral e capoeira, e se divertiram no pula-pula, comeram algodão doce, pipoca, e se deliciaram com a ceia natalina.

A Casa estava decorada com arranjos natalinos e toda essa beleza contou com o trabalho manual dos abrigados. “As crianças abusaram da criatividade para deixar a árvore de natal cheia de cartões com mensagens de esperança, paz e amor”, declara Salete Alves, coordenadora da Casa de Passagem II. As crianças que passaram pela casa em 2010 também foram lembradas e suas fotos colocadas em uma das árvores de natal.

O momento alto da festa foi a chegada do Papai Noel que realizou o sonho de muitas crianças, que nunca tinham visto o bom velhinho. “Nós fazemos essas iniciativas como um evento marcante, pois algumas crianças trazem consigo histórias de crueldade, afastamento dos pais e de falta de atenção. A festa de natal é um momento de inovação e de esperança. É oportunidade também para que os profissionais da casa, que cuidam dos abrigados, transmitam mais uma vez o amor e carinho, através da organização do evento. Percebemos que o cuidado da equipe técnica e dos educadores atenua a dor dos abrigados” declara Edison Nonato, Secretário Adjunto da Assistência Social da Semtas. Crianças, profissionais e convidados receberam ainda mensagem natalina do Pastor Marcelo.

Outro momento marcante foi a homenagem realizada aos parceiros da casa. Três pediatras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Nadja Rocha, Carlos Barbosa e Leonardo de Souza receberam placa especial pela solidariedade e trabalho médico voluntário desenvolvido nos últimos anos. “Agradecemos muito a presença dos médicos na Casa de Passagem, pois eles trazem alunos para a prática médica e cuidam das nossas crianças. Eles são exemplo de humanização no atendimento”, afirma Salete Alves, coordenadora da Casa de Passagem II.

MAIS SOBRE AS UNIDADES

As Casas de Passagem constituem-se em um serviço de alta complexidade, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e que tem como objetivo oferecer acolhimento de caráter emergencial e provisório. Em Natal existem três Casas. A unidade I atende crianças de 0 a 6 anos de idade. Na unidade II são crianças entre 7 e 12 anos e a III, jovens entre 13 e 18 anos incompletos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos, ou ainda, que os direitos tenham sido violados. Hoje, a Casa de Passagem II abriga 21 crianças.