As crianças e os adolescentes beneficiados pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, participam das programação das comemorações natalinas promovidas nos núcleos do programa, de 15 a 17 de dezembro. As confraternizações fazem parte do ciclo de eventos do programa e é direcionado também as famílias dos usuários assistidos.

Os eventos já tiveram início, e o primeiro núcleo assistido foi o PETI Beira-Rio. A festa reuniu cerca de 120 beneficiados, além dos familiares, com apresentações culturais diversas das crianças e adolescentes do programa, como capoeira, maculelê, pastoril, roda de samba e flauta. Os professores também participaram com reflexões e mensagens natalinas. “Tivemos também uma linda apresentação de teatro realizada por três adolescentes beneficiadas. Elas escreveram e encenaram uma peça sobre adoção, onde as crianças pobres tiveram um final feliz após serem adotadas por um casal. Emocionou a todos”, destacou a coordenadora do PETI Beira-Rio, Eliene Beserra.

A programação de Natal continua nos demais núcleos do PETI. Nesta quinta-feira (16), haverá comemoração a partir das 9h no PETI Praia do Meio (Avenida 25 de Dezembro, 938, Praia do Meio), e a partir das 10h no PETI Alto da Torre (Rua Dr. Augusto Césino Monteiro Medeiros, 579, Lot Mar Del Plata, Potengi).

No dia 17, a partir das 8h, haverá festa no PETI Cidade Nova (Travessa Getúlio Vargas, 146, Cidade Nova); às 9h, no PETI Cidade da Esperança (Avenida Paraíba, 81, Cidade da Esperança - Próximo ao CDCE); às 10h, no PETI CIAVV (Avenida Votuporanga, 1129, Santarém); às 14h, no PETI Marinha (Rua Marcílio Dias, s/n, Quintas - Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal); e às 15h, no PETI Dom Bosco (Avenida Guaratinguetá,715, Gramoré).

Para a supervisora do PETI, Miriam Flávia, a comemoração é mais um incentivo para socializar as crianças e adolescentes nesse período de festas de final de ano. “A atividade visa trabalhar a questão da confraternização entre a família, usuários e educadores, com a finalidade de potencializar os vínculos de convivência”, declara Miriam Flávia. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI em Natal atende a 1.489 pessoas de 7 a 15 anos, que foram retiradas do trabalho urbano.