Pelo contrato, PM vai formar 536 guardas, que passarão a ter porte de arma de fogo.

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), firmou convênio com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte para capacitar os guardas municipais. Todo o efetivo de 536 guardas terão aulas teóricas e práticas e passarão a ter porte de arma de fogo. O investimento da Prefeitura é de R$ 120 mil.

"Muito em breve, todo o nosso efetivo passará a ter porte de arma de fogo, o que é uma exigência da Polícia Federal. Podemos considerar esse convênio uma vitória da sociedade natalense", falou o secretário de Segurança, Sérgio Leocádio.

O diretor do Procon Natal, Carlos Paiva, que responde interinamente pela Semdes, explicou que o convênio tem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado. "Nesses três meses, esperamos formar toda a Guarda. Mas caso seja preciso, esse prazo poderá ser estendido, conforme a Lei de Licitações", disse.

Como o contrato já está em vigor, a expectativa é de que os serviços de ensino e instrução por parte da Polícia Militar comecem a ser prestados já nos próximos dias.