A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) realizou durante 30 dias a limpeza de todas as avenidas que levam ao Carnatal e organizou o local para receber o público de aproximadamente um milhão de pessoas que participam do evento. Para garantir a limpeza durante a micareta, a Urbana coloca a partir de hoje mais de 120 garis da Urbana e 70 catadores das Cooperativas de Materiais Recicláveis no largo do Machadão e ruas adjacentes.

Nesta quinta-feira, 02/12, os garis e catadores deverão abrir o evento e entrar no corredor da folia, a partir das 18h00 com mensagens de educação ambiental. Durante os dias de festa, os garis realizam a limpeza das 07h da manhã às 13h, retornam ao local às 16h (antes do evento), fazem a varrição e limpeza do corredor após a passagem de cada três blocos e continuam os serviços logo após o término de cada dia de folia.

Na operação de limpeza serão utilizados caminhões coletores compactadores, polinguidaste, conteiners de 120 litros, caminhões-pipa, sopradores de resíduos, seis papa-lixos (lixeiras com capacidade para 2 toneladas e de fácil remoção do lixo), multi-pás, mais 120 vassourões, carros de mão, detergente e sacos de lixo.

Durante o Carnatal, a Companhia de Serviços Urbanos recolhe uma média diária de 20 toneladas de lixo, produzidas aproximadamente por um milhão de participantes da micareta. Para este ano, a Companhia montou o plano de trabalho para garantir a limpeza de todas as áreas da festa, sem prejudicar a rotina de limpeza da cidade.