Discutir os objetivos da Governança Solidária no âmbito do município do Natal. É este o objetivo das audiências que estão ocorrendo em vários setores da capital potiguar sobre este tema, numa organização da Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig).

A próxima audiência está marcada para ocorrer a partir das 19 horas desta terça-feira (01), no auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). “Este encontro tem o objetivo de desenvolver os comitês de Governança Solidária que serão criados a partir do próximo ano, em todos os 36 bairros de Natal”, explicou o titular da pasta, Rivaldo Fernandes Pereira.

Nestas audiências já foram discutidos temas referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o processo de desenvolvimento do Conselho das Cidades (Concidades), o Estatuto das Cidades e o orçamento participativo.

Nesta audiência – aberta à participação de toda população, lideranças comunitárias, empresariais e organizações não governamentais – serão debatidos novamente questões ligadas ao IPTU, Concidades, além da relação de obras de infraestrutura importantes para Natal.

Além da Serig que coordena todo o processo, estarão presente às referidas discussões, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), de Tributação (Semut).

Ativos sociais
A ideia, com essas discussões é traçar os objetivos, levantando os diagnósticos e planejamentos das ações prioritárias, com vistas aos próximos cinco anos. E para que a Governança Solidária seja efetivada na prática, uma das primeiras tarefas será a de levantar os ativos sociais das diversas comunidades de Natal, que são as lideranças comunitárias, empresariais e públicas que atuam em cada setor do município.

“A partir de todos os levantamentos feitos, os comitês de Governança Solidária, depois de implantados, terão o papel de eleger, junto à população, quais as ações que devem ser colocadas em prática junto com a Prefeitura do Natal”, explicou Rivaldo Fernandes.