Os idosos estão cada vez mais se conectando às tecnologias da informática, e é seguindo essa tendência que o Telecentro de Neópolis, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, está com inscrições abertas para o curso de iniciação à computação "ABC da Informática". "O Telecentro de Neópolis está abrindo esse curso exclusivamente para atender a grande demanda de idosos que nos procuram para realizar o 'ABC da Informática'. Por isso, estamos ofertando 40 vagas para pessoas acima de 60 anos", afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Os alunos terão dois meses de aulas gratuitas e irão aprender conteúdos relativos à Introdução à Informática, Sistema Operacional (Linux), Processador de Texto (Writer), Dispositivos de Armazenamento, Navegador de Internet (Mozilla). “O curso tem como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno receberá material didático completo para complementar os estudos”, declara Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros.

As inscrições seguem até a próxima terça-feira (30) e as aulas terão início no dia 6 de dezembro, no turno da manhã, durante dois meses. Serão duas turmas: uma com aulas às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h; e outras às terças e quintas, no mesmo horário. No ato da inscrição é preciso apresentar a carteira de identidade ou carteira do idoso. Para tirar dúvidas, o telefone da Coordenação Geral do Telecentro Comunitário é o 3232-9304.

- Telecentro Neópolis: Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis.

Mais informações sobre o ABC da Informática

O curso de alfabetização digital, chamado de “ABC da Informática”, é pioneiro no Brasil dentre os municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários. As unidades dos Telecentros mantidas e executadas pela Prefeitura do Natal, através da Semtas, são as únicas do país que oferecem treinamento específico para os monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, estrutura física como conforme exigido pelo Governo Federal e certificação dos cursos.

Os Telecentros estão cada vez mais qualificando pessoas para o conhecimento da informática, o que contribui significativamente para exigente mercado de trabalho. “De abril a novembro, já formamos 906 alunos, e em breve formaremos mais 381 pessoas que estão hoje assistindo aulas em nossos cursos nas sete unidades de Telecentros", declara a Jaqueline Ramalho Maia.

Ao todo são sete unidades de Telecentros pessoas nos bairros de Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis, Mãe Luiza e Ribeira (Funcarte). "Já temos mais de 3.617 pessoas cadastradas somente de fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 46.147 acessos nos nossos computadores. Diariamente são 291 acessos”, revela a Coordenadora Geral dos Telecentros.