Com pouco mais de duas semanas de funcionamento, o AME (Ambulatório Médico Especializado) de Nova Natal já é referência para a saúde pública do município. Atraídos pela qualidade e variedade de especialidades oferecidas, a população da zona norte de Natal aprovou o atendimento oferecido pelos médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, funcionários técnicos e administrativos da unidade.

“Venho aqui todos os dias agora para controlar minha pressão. A enfermagem me recebe, me atende e o melhor de tudo é que posso me tratar aqui mesmo, perto de casa”, disse a dona de casa Josefa Salete de Moura, enquanto era atendida no setor de Acolhimento.

Como Josefa, outros 480 pacientes foram acolhidos pela enfermagem entre os dias 3 e 6 de novembro, primeira semana de funcionamento da unidade. Somente neste período foram realizadas 445 consultas médicas. Ao todo, 163 pessoas foram atendidas pelos clínicos gerais e outras 140 crianças pelos pediatras, que atendem de segunda a sábado, das 07 às 19 horas na unidade.

Os números do cadastramento também refletem a grande procura e aceitação da comunidade. Em quatro dias foram emitidos 2.151 cartões do AME, mais de 70% dos 3.076 atendimentos realizados pela equipe do Ambulatório. O cartão de identificação é pessoal e contém o número do prontuário eletrônico do paciente, que armazena informações sobre as consultas, exames e tratamentos realizados pelo cidadão. É mais agilidade e segurança a serviço do natalense.

O AME Nova Natal funciona das 07 às 19 horas, de segunda a sábado.

Coleta de exames agiliza tratamento de pacientes do AME

O ritmo de atendimento do AME (Ambulatório Médico Especializado) de Nova Natal continua acelerado. E o motivo não podia ser outro: assistir e proporcionar atendimento médico de qualidade à população.

Entre acolhimento, cadastramento, consultas médicas e odontológicas, os pacientes podem fazer a coleta de exames laboratoriais básicos diariamente. Depois de passar por consultas clínicas e ter em mãos o pedido, basta marcar o dia para a realização da coleta, que é realizada todos os dias entre 07 e 10 horas da manhã por técnicos de enfermagem. O material para coleta de urina e fezes são fornecidos pelo laboratório contratado pelo AME.

A dona de casa Mireire Gomes, 39 anos, aguardava ansiosa na sala de espera, mas por conta do medo de agulha, segundo ela. “O clínico geral pediu um hemograma e eu consegui marcar para o outro dia. Fui muito bem recebida e não doeu nada. Agora é só aguardar o resultado. Estou muito satisfeita e a equipe está de parabéns”, disse logo depois de coletar as amostras.

Do AME, as amostras seguem para análise e o resultado pode ser retirado na unidade. Todos os dias são enviados mais de 40 exames.


O AME

Inaugurado no dia 01 de novembro, o AME Nova Natal é o primeiro Ambulatório Médico Especializado da capital. Funcionando como uma grande clínica de especialidades médicas, seu objetivo é oferecer suporte às unidades básicas de saúde da zona norte I e II e da UPA de Pajuçara. O atendimento é feito 100% pelo SUS, mediante agendamento.

Ao todo são 166 funcionários somente na unidade de Nova Natal, entre médicos, enfermeiros e equipe técnica. São 11 especialidades médicas, além de atendimento em odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, curativos, imunização, nebulização, exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e preventivo. A unidade de Nova Natal também contará com programas específicos para a saúde do idoso.

Informatizado, o AME possui um sistema que armazena o prontuário eletrônico de cada paciente, que leva para casa um cartão de identificação pessoal. É com ele que as consultas são agendadas e seu progresso acompanhado. O cadastro é feito durante o horário de funcionamento do Ambulatório, que é de segunda a sábado, das 07 às 19 horas bastando para isto apresentação de identidade, CPF e comprovante de residência.