A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) finaliza nesta sexta-feira, 19/11, ao meio dia, o cadastramento dos carroceiros que circulam pelas ruas da capital. O objetivo do levantamento é conhecer o perfil desses profissionais informais para posteriormente elaborar projetos para benefício destes, e da população do município.

Esta ação é uma parceria entre a Urbana e as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Mobilidade Urbana (Semob), de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Centro de Zoonoses de Natal.

O cadastramento dos carroceiros foi iniciado no dia 03 de Novembro e até esta sexta-feira, 19/11, último dia da realização do censo, cerca de 700 carroceiros haviam se cadastrado. A partir da próxima semana, a Gerência de Engenharia da Urbana realizará um levantamento dos dados e fará a conferência das fichas para verificar se há duplicidade no preenchimento dos formulários.

A partir da coleta das informações será possível saber quantos animais são utilizados como força de trabalho na realização de catação e verificar a saúde dos mesmos. Além disso, com o levantamento dos dados, em mãos, cada secretaria ficará responsável por uma área de atuação que abrange desde a fiscalização do trabalho do catador à inclusão destes no mercado de trabalho.

Apóiam esse projeto as Ongs Patamada e Alquimia, além da Universidade Potiguar (UnP) e o Rotary Natal Potiguar.