Para levar informações e orientar a população sobre a Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), promove uma campanha intensiva de busca e diagnóstico da doença em Natal. Nos próximos dias 23 a 25 de novembro, uma carreta, equipada com cinco consultórios e um laboratório, estará fixada ao lado da Unidade Mista de Saúde da Cidade da Esperança, disponibilizando consultas e exames gratuitos com médicos e enfermeiros, para o diagnóstico da Hanseníase.

O evento, realizado através do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), organização não-governamental que atua no combate ao preconceito em torno da doença, será dirigido a toda a população e acontecerá das 8h às 18h. Trata-se de um trabalho de sensibilização, para chamar a atenção dos natalenses para o diagnóstico e tratamento da Hanseníase, vulgarmente conhecida como lepra, como também esclarecer dúvidas sobre sintomas, prevenção e transmissão da doença.

“É muito importante que a população procure a carreta da campanha e participe da mobilização, principalmente as pessoas que possuem alguma mancha dormente na pele e que não sabem identificar o que é. A Hanseníase é uma doença que ainda existe, que é preocupante, e que ainda carece de esclarecimentos junto à população” destaca coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH), Joseneide Souza Pessoa.

Segundo Joseneide Souza Pessoa, o objetivo da ação, além do trabalho educativo, é também organizar dados para uma identificação da situação de Natal em número de casos da doença.