O ProJovem Adolescente da comunidade da África irá realizar na próxima sexta-feira (19) o III Ging África, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que será no dia 20 de novembro. O tema do evento será “Zumbi/Mandela: Nós temos algo em comum”. “O nosso objetivo é resgatar e proporcionar valores sociais e culturais relacionados ao perfil da comunidade da África, bem como valorizar a cultura afro-descentente brasileira”, afirma Selma Estevam, Coordenadora Geral do Programa ProJovem Adolescente.

A programação acontecerá das 8h às 11h e das 14h às 17h. Pela manhã, os adolescentes irão assistir ao filme “Zumbi dos Palmares: Rei Negro do Brasil”. Já no período da tarde, haverá apresentações culturais, oficina de Maculelê (Grupo de Capoeira Cordão de Ouro), apresentação de Hip-Hop, apresentação de Carimbó e Pastoril, apresentação musical e oficina de Samba de Roda. O ProJovem Adolescente da África fica no Largo da Rua Gameleira (próximo ao Núcleo), Comunidade da África – Redinha, Zona Norte de Natal. 

"O grande mentor dessa ação foi o professor de capoeira Nelber (conhecido como professor Café, devido à pele negra). Ele foi sensível à causa do racisco na comunidade e está mobilizando os jovens, pelo terceiro ano consecutivo, nesse dia de ações socioeducativas", explica Selma Estevam.

Sobre o ProJovem Adolescente

O Programa constitui-se de um serviço socioeducativo de convívio de assistência social que objetiva complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Desenvolve ações de qualificação social e profissional; de desenvolvimento de habilidades e aptidões; de valorização da participação social dos jovens; de ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; de promoção à saúde; de acesso às atividades esportivas; de acesso à tecnologia digital, dentre outros.

Destina-se aos jovens de 15 a 17 anos, priorizando aqueles pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros. Atualmente, o ProJovem Adolescente têm mais de 1500 beneficiados.