A prefeita Micarla de Sousa lançou nesta terça-feira, 16, as pedras fundamentais para construção de mais seis centros infantis que irão atender 1.296 crianças dos bairros de Lagoa Azul, na Zona Norte, Guarapes, Potengi I e II, Pitimbu I e II, na Zona Oeste. O investimento é da ordem de R$ 7,8 milhões, proveniente do governo federal com contrapartida da Prefeitura do Natal e as obras deverão ser entregues em 2011.

Os projetos fornecidos pelo Ministério da Educação seguem a um modelo padrão, moderno e condensado (sem área perdida) que conta com seis salas de aula, setor administrativo e espaço para recreação, entre outros. Cada unidade, que contará com 1.212 m² de área construída dentro de um terreno de 40x70, tem capacidade para atender 216 crianças de zero a seis anos de idade.

“Temos a certeza de que as famílias aqui vão poder ter algo que nunca tiveram até agora que é a condição de colocar os seus filhos numa escola de qualidade”, disse a prefeita Micarla de Sousa no bairro de Lagoa Azul, durante o lançamento do centro infantil que irá funcionar em terreno localizado entre as ruas Serafim Pinheiro de Oliveira, Cecílio do Nascimento, Antônio Faustino e Pacífico de Medeiros Monte (próximo a linha do trem).

Na ocasião, a chefe do executivo municipal revelou que os moradores do bairro, assim como os de Nossa Senhora da Apresentação, também serão beneficiados com obras de calçamento e drenagem. A Prefeitura do Natal, em um ano e meio entregou 30 centros infantis construídos ou reformados; outros três centros infantis deverão ser entregues até o fim do ano beneficiando a zona oeste (Leningrado e Rio Mar) e a zona norte (Vila Paraíso); além do Centro Infantil da comunidade África (zona norte), que está previsto para ser inaugurado no começo de 2011.

Segundo a prefeita, são construções audaciosas que mostram a preocupação da gestão municipal com as crianças de até seis anos. Além de evitar a evasão escolar e aumentar a inclusão social, esse cuidado faz com que as crianças tomem o gosto pela escola desde cedo. “Crianças cuidadas e tratadas para se tornarem o cidadão do segundo milênio”, complementou a prefeita que esteve acompanhada do secretário de educação Edivan Martins e demais assessores. A visita aos demais centros deverá ocorrer no decorrer das obras que estão previstas para serem entregues dentro de um ano e meio.