Para evitar a disseminação e manter o controle do sarampo e da hepatite B, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, está com equipes volantes realizando a estratégia de vacinação em escolas e shoppings da cidade. Até o próximo dia 01 de dezembro, equipes da SMS estarão atendendo natalenses em vários pontos de grande circulação, no horário das 11 às 20 horas.
 
A SMS até sexta-feira (12), a vacinação itinerante estará no Shopping Midway, Praia Shopping e Norte Shopping, no período da manhã, tarde e noite.
 
De 16 a 18, a SMS segue com a estratégia de imunização na UnP da Avenidas Salgado Filho e Roberto Freire; Colégios Salesiano São José (Ribeira), Nossa Senhora das Neves, Contemporâneo e Marista, nos turnos da manhã e tarde.
 
O Colégio Hipócrates Zona Sul, os Institutos Maria Auxiliadora e Federal do RN - IFRN e a Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira estarão com a vacinação no período de 22 a 24 de novembro nos turnos manhã e tarde.
 
A SMS estará no período de 22 a 26 de novembro com a imunização nas  Escolas Estaduais Edgar Barbosa; Floriano Cavalcante; Varela Barca; Francisco Ivo e Atheneu pela manhã e tarde.
 
Já as Escolas Estaduais Winston Churchill; Régulo Tinoco; Walfredo Gurgel e Lourdes Guilherme estarão com a imunização pela manhã e tarde no período de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2010.
 
A SMS recomenda trazer o cartão de vacinação para manter o controle do esquema vacinal.
Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa imunoprevenível altamente transmissível, causada pelo vírus sarampo. A doença que tem transmissão repiratória, geralmente ocorre na infância, mas pode afetar adultos susceptíveis (não imunes), que nunca tiveram a doença ou não foram adequadamente vacinados.
 
Hepatite B

A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, é a mais perigosa das hepatites e uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhões de portadores crónicos do vírus. Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta; contudo a prevenção contra este vírus está ao nosso alcance através da vacina da hepatite B que tem uma eficácia de 95 por cento.


O vírus transmite-se através do contacto com o sangue e fluidos corporais de uma pessoa infectada, da mesma forma que o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que provoca a Sida, só que o vírus da hepatite B é 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o VIH.