Os Telecentros Comunitários, ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, também se engajaram na causa da conquista pelo Selo UNICEF. Natal se candidatou ao Selo e, agora, o município tem até 2012 para atingir as metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo é que as lan houses públicas possam disseminar, por meio do incentivo ao acesso do site do Selo UNICEF Natal, que está sendo construido pela equipe de comunicação da Semtas e será lançado ainda em novembro com conteúdo informativo, objetivos, metas e notícias a cerca do tema.

Nesta sexta-feira (12), Josi Lucas, articuladora do Selo UNICEF de Natal; a assessora de imprensa da Semtas; e todos os coordenadores dos sete Telecentros, incluindo a coordenadora-geral, Jaqueline Ramalho Maia, irão se reunir na sede da Semtas para definir como será implementado o plano de ação por meio dos Telecentros. “A ideia é que acima de cada monitor de computador dos Telecentros tenha uma placa informando o endereço eletrônico do Selo Unicef Natal para que a comunidade possa acessar as informações e saber mais sobre as ações da Prefeitura para a conquista do Selo. Além dessa ação, haverá também a participação de uma assistente social que irá em cada unidade de Telecentro conversar com os usuários sobre a importância do envolvimento da comunidade para a conquista do Selo para a cidade”, explica o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

A ação dos Telecentros será mais uma iniciativa que irá gerar na população o conhecimento a cerca dos direitos e garantias das crianças e dos adolescentes, além de ser mais um passo significativo para a obtenção do Selo UNICEF. “Os Telecentros Comunitários contabilizam mais de 500 acessos por dia. Tenho certeza que o site será muito acessado”, afirma Jaqueline Ramalho Maia.

“A busca pelo Selo é a oportunidade de avanço na vida de milhares de crianças e adolescentes. A população infanto-juvenil depende do trabalho e empenho das secretarias, sociedade civil, famílias, organizações sociais. Estamos nos dedicando integralmente para garantir cada vez mais qualidade de vida, respeito e dignidade para nossas crianças e adolescentes de Natal", afirma Josi Lucas.