Implementar cada vez mais ações de educação ambiental nas comunidades e escolas de Natal é uma das metas da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Para retomar o programa Semurb nas Comunidades a equipe técnica preparou um cronograma especial de atividades para o mês de novembro. A primeira delas aconteceu na manhã desta quinta-feira (04) contemplando duas escolas da zona oeste da cidade.

A programação que segue até o dia 19 de novembro trás palestras, teatro de mamulengos, oficinas de pintura e reciclagem entre outras atividades que serão realizadas em escolas, conselhos comunitários, grupos de atendimento a mulher e idosos.

De acordo com a chefe do Setor de Programas Ambientais da Semurb, Patrícia Melo, a retomada das atividades acontece depois de dois meses de paralisação, tempo reservado para ajustes técnicos na equipe que conta agora com a parceria do setor e Educação Ambiental. “Vamos dar continuidade a exposição junto dos serviços prestados pela secretaria à comunidade, nossa meta é divulgar o máximo possível todas as atividades”, afirma.

Hoje as crianças de 4 a 6 anos do ensino infantil da Escola Santa Maria Eufrásia, no bairro de Bom Pastor receberam a visita do teatro de mamulengos com as historinhas de Minduim e Florzinha, dois amiguinhos que conversavam sobre a importância de preservar da natureza.“Eu não gosto do verde ecaaaa” falava Minduim,“Não diga isso amiguinho. As florestas são muito importantes”, rebatia florzinha.

Numa conversa bem informal e divertida os alunos aprenderam sobre o papel das árvores no meio ambiente, como elas contribuem para a redução do calor (altas temperaturas), para a purificação do ar e sobre o bem que elas fazem por nós darem sobra e frutos .Além disso, aprenderam sobre a importância de não poluir o ar e a água.

Para o diretor da escola, Izaias Bezerra, a atividade veio de encontro ao trabalho socioeducativo já realizado pela escola por meio de palestras sobre diversas temáticas de saúde, higiene e preservação ambiental com pais e alunos. “Acredito que esse trabalho será essencial, pois nos ajuda com a educação ambiental das crianças”, diz.
Já na Escola Municipal Professora Zeneide Higino de Moura, Cidade Nova, os estudantes assistiram a peça “A água nosso bem maior”, que ensina sobre o ciclo da água, sua importância, funções e os cuidados para não desperdiçá-la.