Semana de balanço e sensação de dever cumprido para a equipe de profissionais da Caravana da Saúde Escolar. Após o feriado prolongado na cidade, nesta quarta-feira (03), o projeto que já beneficiou mais de 11 mil estudantes e 2,1 mil professores retoma as atividades, comemorando um ano de execução e encerrando sua primeira rodada de visitas às 68 escolas municipais de Natal.

“Faltam apenas duas escolas e terminamos nesta semana a primeira fase de ações da Caravana, atendendo a estimativa esperada e pactuada, e visitando todas as 68 escolas da rede municipal já no primeiro ano, chegando com precisão aos casos mais urgentes. Ainda sentaremos para totalizar todos os dados e estatísticas, mas fica notório, por tudo que já foi feito, que temos muitas crianças que precisam destes atendimentos nas escolas e os diagnósticos comprovam isso, o que destaca o valor social e educacional do projeto”, ressalta a coordenadora operacional do projeto Caravana da Saúde Carmen Firmino.

Na quarta-feira, a Caravana estará na escola municipal Nossa Senhora das Dores, no bairro de Dix - Sept Rosado. E, na quinta-feira (04), o projeto chega à escola municipal Professora Zuza, no bairro das Quintas, a 68° atendida desde o início do trabalho, em novembro do ano passado.

A Caravana da saúde Escolar é um projeto, desenvolvido pela prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti. Dirigido a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio, visa resgatar a diminuição da repetência escolar, assim como a evasão escolar, através do diagnostico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

As escolas recebem a visita da equipe médica em duas unidades móveis munidas de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidos consulta com o otorrino e exames de laringoscopia e espectrografia vocal e aos alunos, consulta com oftalmologista e otorrinolaringologista, exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual. Quando necessário, para uma maior precisão o diagnóstico do paciente, todos também são beneficiados com procedimentos de contrapartida na sede do Instituto Pedro Cavalcanti, como cirurgias e exames complementares.