Mais saúde para a população da zona Norte de Natal. Com essa proposta a Prefeitura do Natal inaugurou na manhã desta segunda-feira (1º), no conjunto Nova Natal, um novo serviço na rede municipal de saúde, o Ambulatório Médico Especializado (AME) para atender todos os usuários que precisam de consultas regulares pelo SUS. A abertura oficial do novo serviço foi feita pela prefeita, Micarla de Sousa, que na solenidade esteve acompanhada do secretário municipal de saúde, Thiago Trindade, vereadores, lideranças comunitárias e do senador Garibaldi Alves Filho.

O AME de Nova Natal tem a capacidade de realizar 15 mil atendimentos/mês nas 12 especialidades médicas oferecidas. A demanda do Ambulatório será para atender os casos clínicos que a UPA de Pajuçara não cobre, além dos agendamentos médicos feitos via postos de saúde. O AME vai seguir um modelo parecido com o adotado na UPA de Pajuçara. As entidades contratadas deverão cumprir metas trimestrais e receberão os repasses segundo o cumprimento dessas metas.

Com mais essa iniciativa a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera desafogar as unidades de emergência, assim como dar cobertura maior à população que hoje depende exclusivamente do serviço da atenção básica e do Programa Saúde da Família.

“Assim como a UPA de Pajuçara já é um exemplo de gestão de saúde, o AME vem para ampliar ainda mais essa cobertura, seguindo esse modelo de qualidade para atender cada vez mais a população”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

Para o presidente da Associação de Moradores de Nova Natal, Francisco Januário, a comunidade só tem a ganhar com o AME. “Nós só temos a agradecer a Prefeitura do Natal por ter trazido esse grande beneficio para Nova Natal”, disse Francisco Januário.

AMES

Ao todo 12 especialidades médicas serão oferecidas à população: oftalmologia, angiologia, cardiologia, clínica geral, endocrinologia, fisioterapia, geriatria, ginecologia, reumatologia, nutricionista, pediatria, fonoaudiologia, além de terapia ocupacional e assistência social.

Para ter acesso aos serviços, a população será primeiramente cadastrada no local e receberá um cartão de identificação da AME, a exemplo do modelo da UPA de Pajuçara. Através do cartão poderá agendar consultas e realizar exames laboratoriais. O Ambulatório Médico funcionará de segunda a sábado das 7h às 19h. Nos feriados nacionais estará fechado, como nesta terça-feira (2), dia de finados, retomando o atendimento na quarta-feira (3).

“Com esse modelo de agendamento de consulta a Prefeitura do Natal irá humanizar e personalizar o atendimento de saúde, combatendo também o mercado ilegal de consultas e transferências de exames, porque só será atendida a pessoa que estiver identificada pelo cartão”, explicou o secretário da SMS, Thiago Trindade.
Até o mês de dezembro deste ano a Prefeitura do Natal abrirá mais dois Ambulatórios Médicos Especializados, um no bairro Planalto e outro em Brasília Teimosa. A meta é construir AME’s em cada um dos distritos sanitários de Natal, totalizando cinco unidades.

As três primeiras AME’s representam um investimento de 24 milhões de reais em gerenciamento para o exercício 2011. Esses custos incluirão pessoal (médico e de apoio), exames, medicamentos, todos os encargos legais e manutenção de equipamentos.

Jogo Limpo

Ainda durante a inauguração do AME de Nova Natal, a prefeita Micarla de Sousa anunciou a implantação de mais um espaço do projeto Jogo Limpo no terreno ao lado do Ambulatório, que estava servindo de depósito de lixo.
“Agora vamos entregar mais este equipamento de lazer para a comunidade de Nova Natal, com quadra de futebol e futevôlei”, informou a chefe do Executivo Municipal.