A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) irá recepcionar, entre os dias 27 e 29 de outubro, o projeto Eu Faço Cultura, que irá oferecer gratuitamente uma oficina de percussão e de confecção de instrumentos com sucata. As aulas serão ministradas no pátio da Funcarte, das 18h30 às 22h.

 

A oficina será ministrada por Ismael Rattis do grupo Marambaia e irá abordar, nos dois primeiros dias (27 e 28/10), ritmos como samba, choro, baião, afoxé e até batidas funk. No terceiro dia (29/10), os alunos aprenderão a confeccionar instrumentos a partir de sucatas e outros tipos de materiais recicláveis como garrafas pet e latas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 26 de outubro ou no dia 27/10 no local de realização da oficina, se houver vagas. Após as aulas, 10 alunos da oficina de música farão uma apresentação especial com o Trio Baru, que abrirá o show do Monobloco, dia 30 de outubro.

 

O Eu Faço Cultura é o maior projeto cultural incentivado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física. O projeto é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE) que, por meio do Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC), mobiliza, desde 2006, os empregados da instituição. Os colaboradores, empregados ativos e inativos, se tornaram um dos maiores financiadores da cultura no país ao destinar parte do IRPF devido para a Lei Rouanet (8313/1991). A união dos empregados da CAIXA arrecadou, no fim de 2009, mais de R$ 2,5 milhões que estão sendo investidos na execução do projeto ao longo de 2010. 

 

O projeto Eu Faço Cultura deste ano tem com o slogan “Um Espetáculo de Sustentabilidade” e vem promovendo ações que provoquem responsabilidade através da música. Uma série de oficinas gratuitas está acontecendo em várias partes do país, ministrada por instrutores especializados, e apresentações de grupos brasileiros em formato de shows ao público em geral. As oficinas terão um formato diferenciado criando uma verdadeira interação entre aluno e professor, onde instrumentos de percussão vão ser construídos através do reaproveitamento de sucata. O projeto tem ainda por objetivo criar um circuito para valorizar e potencializar talentos locais que ainda não têm reconhecimento geral, dando-lhes visibilidade e formando público, nas cidade por onde o projeto passar.

 
OFICINA DE PERCUSSÃO 
Local: Galpão da Funcarte
Endereço: Av. Câmara Cascudo, 434 - Ribeira
Data: 27 a 29 de outubro
Horário: 18h30 a 22h00

Inscrição: www.eufacocultura.com.br