Com o foco principal voltado para a educação, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20, mais uma reunião de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Natal. A reunião ocorre mensalmente e já integra o calendário de trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME), transformando-se em um fórum de discussões sobre os diversos assuntos inerentes à educação. A atividade acontece, sempre, no auditório do CEMURE e contou com representantes de todos os setores pedagógicos da SME e das escolas da rede.
 
A primeira atividade relatada foi à parceria entre a Universidade Potiguar (UNP) e a Fundação Bill Clinton, explanada pela professora Valéria Credidio, da UNP. Durante a sua fala, a professora explica que a Universidade Potiguar lançou um concurso que vai premiar professores da rede pública de ensino da área básica com bolsas de estudo para a Pós-Graduação. O “Prêmio Excelência na Educação Pública” é aberto a professores do ensino básico vinculados às redes municipais de ensino das cidades de Natal, Parnamirim e Mossoró, e à rede estadual de ensino desses três municípios. A exigência é que os professores têm que comprovar a atuação em sala de aula, através de um artigo
científico, como educador e a experiência no dia-a-dia. As inscrições seguem até o dia 01 de novembro. Todas as informações e o regulamento estão disponíveis no site www.talentosacademicos.unp.br. “A UNP tem o objetivo de incentivar a formação permanente entre docentes de escolas públicas”, afirma Valéria Credídio.
 
Em seguida, Rodrigo de Paula e Juliana Freitas, do Sistema Fecomércio, explicam sobre o Projeto CRE/SER (Crescimento Pessoal e Profissional do Ser Humano), desenvolvido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura do Natal, por meio da SME.   
 
A parceria foi oficializada no dia 14 de outubro, e vai permitir o treinamento e capacitação de alunos na faixa etária de 16 a 25 anos para suprir as necessidades de mão de obra das empresas, inserindo-os no mercado de trabalho. “O projeto ganhou um importante parceiro. A Secretaria Municipal de Educação vai possibilitar nosso acesso aos alunos. O treinamento é financiado pelas empresas e gratuito para quem vai participar. Dessa forma, atendemos tanto a necessidade das empresas quanto dos alunos que sonham em conseguir um emprego”, destacou Rodrigo de Paula. Já nos próximos dias, a equipe do projeto CRE/SER vai visitar as escolas municipais. A princípio, os
treinamentos de capacitação para os alunos serão oferecidos nas escolas com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados em participar devem enviar currículo para o endereço eletrônico: omeufuturoemprego@hotmail.com.   
 
Informes importantes também foram dados durante a reunião, como a divulgação das escolas municipais que ainda não responderam ao Censo Escolar, para procurarem a professora Anísia Fonseca, da Assessoria de Planejamento e Avaliação (APA). A professora Ana Zélia, do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), divulgou os vencedores da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o
Futuro. E informa aos gestores que amanhã, 21, haverá encontro com os coordenadores dos anos finais, na Livraria Paulus, às 13h30. Já a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Tânia Leiros, lembra que nos dias 26 e 27 de outubro, acontece a Jenat, com a apresentação dos trabalhos aprovados e desenvolvidos nas escolas, para discussão da prática pedagógica.