A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm) promoveu nesta segunda (18) e terça-feira (19) dois cursos de capacitação com a participação de mais trinta servidores municipais. O objetivo é motivar pessoas para uma ação integrada nos serviços de atendimento ao cidadão. As aulas foram realizadas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves.

“Ética Aplicada ao Desenvolvimento Humano”, foi um dos temas abordado pelo próprio titular da Segelm, Roberto Lima. Ainda foi realizada a uma discussão sobre “Relações Interpessoais”, que teve como palestrante a psicóloga da Segelm, Valeska Santos.

Segundo o professor Roberto Lima está é a primeira vez que a Prefeitura do Natal promove cursos dessa natureza. “A ação foi iniciada em 2009 dentro do objetivo da Segelm de desenvolver pessoas”. De acordo com ele, são cursos de treinamento técnico, comportamental e motivacional. Desta vez, beneficiando servidores do quadro do município lotados no Natalprev e na própria Secretaria de Gestão.

Na opinião de José Ailton, do setor jurídico do Natalprev, o curso é oportuno porque qualifica o servidor a ser mais ético e mais prestativo. “Principalmente para aqueles que não lidam somente com papéis e sim com atendimento prioritário ao ser humano”. Ailton ressalta, ainda, que a ação é pioneira e de extrema relevância tanto para o servidor como para o usuário da Prefeitura.

Qualificação contínua

O calendário de cursos será retomado no fim do mês já no novo prédio que a Segelm irá ocupar na Rua Santo Antônio, local onde funcionou antigamente o Othon Hotel. Nesse período, a Secretaria fechará essa etapa de cursos, totalizando cinco,  ao oferecer palestras sobre “Qualidade no Atendimento” e “Cidadania”. Os temas serão apresentados por Socorro Bastos (instrutora da Empresa Qualytas) e Roberto Lima, respectivamente.