As artesãs beneficiadas pelo Setor de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irão expor suas produções nesta sexta-feira (22), a partir das 18h, em um dos maiores eventos de moda do estado, na 2º Edição 2010 do Natal Fashion Week Coleção Primavera/Verão. O evento será realizado no Centro de Convenções do Hotel Pirâmide, Via Costeira.

O Natal Fashion Week 2010 irá contar com as presenças da prefeita do Natal, Micarla de Sousa; do secretário do Trabalho e Assistência Social do município, Alcedo Borges; e ainda toda a equipe que compões o Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

“Essa é mais uma ação voltada para o fomento de trabalho e renda para os cidadãos natalenses. Neste caso, estamos ainda valorizando nossas artesãs que através de cada bordado, pintura e costura mantêm viva nossa cultura em produções”, declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Cerca de 50 artesãs, integrantes de cinco associações, terão suas peças desfiladas no evento. “É uma excelente oportunidade para divulgar tudo o que é produzido nas cooperativas beneficiadas pela Prefeitura. São peças como vestidos, blusas, camisas, moda praia, shorts, bolsas e demais acessórios, já seguindo as tendências do verão“, declara Dikson Rener, chefe do setor de Economia Solidária da Semtas.

O evento, que começa no dia 21 e segue até 23 de outubro, terá ainda desfiles de marcas consagradas como Blue Man, Maria Filó, A Graciosa, Elementais, Giocare, Aire, Orange Mix, Tindolelê e Sant’Apollinare.

As artesãs fazem parte do projeto de fomento ao desenvolvimento de grupos produtivos na perspectiva do comércio justo e solidário, tendo o apoio da Prefeitura do Natal por meio da Semtas e do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN). “Elas estão sendo capacitadas pela empresa de consultoria Bio Fair Trade desde março de 2010, aprendendo a desenvolver produtos na linha internacional que serão, em um futuro bem próximo, exportados para Europa”, explica Frederico Leite, diretor do Departamento de Empreendedorismo.

“A expectativa da renda ser gerada rapidamente com a venda das peças após cada desfile ou evento, o Setor de Economia Solidária articula ainda rodadas de negócios para expandir ainda mais os lucros. No caso dessas associações que estão participando do Natal Fashion Week, já está programado que irão participar de uma rodada de negócios em Recife, coordenada pela Barbosa do Brasil, que representa um grupo holandês com finalidade de expor produtos brasileiros de qualidade para a Europa’, explica o gestor da Semtas.

Associações participantes:
* Associação Comunitária dos Artesãos do Planalto /bairro: Planalto ACAP;
* Associação do Bem Estar da Mulher / Bairro: Santarém - ASCOBEM;
* Associação Mãos que Criam / Bairro: Santa Catarina;
* Associação Rede de Sonhos / Bairro: Petrópolis;
* Associação Mães Criando Arte / Bairro: Mãe Luíza.

Sobre a Economia Solidária

É uma iniciativa da Prefeitura do Natal que existe desde 2004, é executado pela Semtas, que incentiva e estimula grupos de produção coletiva buscando o fortalecimento da Economia Solidária, na perspectiva da inclusão social e do desenvolvimento justo e solidário, mediante políticas integradas. Visa à geração de emprego e renda e o desenvolvimento de cadeias/arranjos produtivos.

É direcionado a empreendedores coletivos da Economia Solidária (associações, cooperativas, grupos produtivos, segmentos culturais) excluídos do processo social produtivo, que estejam organizados e/ou desejem se organizar para executar uma atividade coletiva autogestionária. Atualmente são cadastradas 51 associações que são beneficiadas com a participação em feiras, eventos e projetos variados. A Semtas também acompanha a organização social das associações.