A maneira correta de higienizar os ouvidos é um dos temas abordados nas consultas com as crianças

A Caravana da Saúde Escolar está no conjunto Parque dos Coqueiros. O projeto realizou na manhã desta terça-feira (21) o atendimento com os professores da escola municipal Professora Tezerinha Paulino. Amanhã (22), é a vez dos alunos da instituição, que terão um dia inteiro de consultas com oftalmologista, fonoaudióloga e otorrinolaringologista.

Durante as consultas com as crianças, o otorrino da Caravana alerta: o excesso de cerume, a conhecida cera do ouvido, pode levar a sensação de surdez e zumbido atrapalhando o desempenho da criança na escola, mas a retirada na parte interna do ouvido deve ser feita somente por um especialista e a higienização correta é um ponto importante para evitar problemas.

Segundo o otorrinolaringologista Maximiano da Franca, em muitos casos, baixas na audição ou sensação de zumbido e chiado podem ser causadas apenas por excesso de cera, que, acumulado, obstrui o canal auditivo externo, impedindo a condução do som até a cóclea. “Ás vezes a criança não está ouvindo bem por excesso de cera no ouvido e pensamos que ela tem algum problema auditivo”, destaca.

O médico explica ainda que não se deve usar cotonetes para tentar remover a cera da parte interna do ouvido pois o instrumento apenas empurrará a cera, deixando-a acumulada. De acordo com ele, o correto é limpar em casa apenas o pavilhão externo do ouvido.

Além disso, a retirada em excesso também é prejudicial, pois a cera funciona como uma proteção, já que a secreção possui substâncias bactericidas e não deixam a pele infeccionar toda vez que os ouvidos acumularem água.

“Não precisamos ter toda essa preocupação em retirar o cerume, porque ele evapora e os ouvidos são automaticamente higienizados. E no caso de pessoas que tem realmente uma produção acima do normal, a limpeza deve ser feita com um especialista para evitar lesões”, afirma o otorrino.

Durante a consulta da equipe da Caravana nas escolas, para o diagnóstico e posterior tratamento de problemas auditivos, todas as crianças passam pelos exames de otoscopia e audiometria e, quando necessário, também passam pelo procedimento de retirada do cerume pelo otorrinolaringologista já durante a consulta. No caso de a cera estar muito ressecada ou colada ao tímpano, a criança é medicada e encaminhada para o procedimento de lavagem na sede do Instituto Pedro Cavalcanti.

A dona de casa Maria de Fátima Lima, mãe da estudante Talice Lima, de 11 anos, que passou pela consulta com otorrino e fez a retirada de cerume, durante a visita da Caravana na escola Reginaldo Ferreira Neto na última sexta-feira (17), conta que sempre pensou que introduzir o cotonete dentro do ouvido de seus filhos fosse a maneira mais correta de fazer a higienização.

“Eu pensava que era sujeira e que fazia mal para a saúde e por isso eu tirava tudo com o cotonete. Eu sou muito cuidadosa, mas ela nunca havia ido a um otorrino e eu não sabia nada sobre isso. Mas agora limparei só por fora, com a toalha mesmo, depois do banho”, coloca Maria de Fátima.

Esta é a 56ª escola atendida pela Caravana da Saúde.