O Programa de Acessibilidade Especial (PRAE) comemora 6 anos de criação neste domingo 26, às 15 horas, no Conselho de Moradores de Candelária (CONACAN), que fica situado na Rua Frei Henrique de Coimbra, SN.

A tarde será de atividades culturais e de lazer com apresentação do coral e grupo de dança da Associação de Pais e Amigos de Alunos Especiais (APAE),  show musical com o usuário Jobson Maia, interpretando músicas de Roberto Carlos, sorteios de brindes e, para finalizar o dia, será servido um lanche.

O PRAE - porta a porta tem como objetivo oferecer um serviço de transporte especial, visando a inclusão social a população com mobilidade reduzida, devido a uma deficiência, à idade ou a qualquer outro fator.

Atualmente o serviço atende a 400 usuários atendidos em Natal que são levados para escolas ou para tratamento.

O PRAE tem avançado muito nos últimos 6 anos. “Ampliamos a frota de veículos e com isso conseguimos atender um maior número de pessoas e oferecemos maior qualidade dos serviços. Mas pretendemos avançar cada vez mais”, destacou a coordenadora do PRAE, Ana Maria Martins.

É um serviço gratuito de transporte porta a porta com veículos acessíveis e adaptados.

A frota é composta de 19 veículos, sendo 10 microônibus, 02 vans, 4 doblôs e 03 ambulâncias para o transporte de pessoas comprovadamente com mobilidade reduzida, devido a uma deficiência, à idade ou a qualquer outro fator, mas que não corra risco de vida, não estando em uma situação de urgência ou emergência.
O Programa é gerenciado pela Prefeitura do Natal, por meio da SMS, em parceria com a SEMOB.

Para ser beneficiado com o PRAE - porta a porta, o usuário ou seu responsável deverá preencher ficha cadastral fornecida pela SMS ou SEMOB além de apresentar atestado médico que comprove a mobilidade reduzida. As informações serão avaliadas pelos assistentes sociais do programa antes da aprovação do cadastro.

O PRAE funciona na sede do SAMU que fica situado na Avenida dos Potiguares, 300, Lagoa Nova.