Natal vai sediar no dia 17 de setembro o VII Encontro de Política e Administração da Educação do Estado do Rio Grande do Norte, que acontece no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). O evento acontece por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Estadual de Educação e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), que no RN é coordenado pela diretora da Anpae Estadual, a professora do município de Natal, Maura Bezerra. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também é parceira do evento. Cerca de 250 gestores, equipe técnica e diretores das escolas da rede municipal de educação de Natal vão participar do encontro.

Na sétima edição, o encontro tem como tema central “Política e Gestão da Educação Básica: diretrizes e práticas escolares”, que será amplamente discutia em conferências, sala de conversas, sessões especiais de pôsteres e relatos de experiências. Um dos principais eixos do encontro será voltado para a educação continuada. O secretário municipal de educação, Edivan Martins é um dos conferencistas.

O evento acontece a cada dois anos, e segundo a diretora da Anpae no RN, a professora Maura Bezerra, “tem propósito de reunir pesquisadores e docentes de educação básica, professores e dirigentes estaduais e municipais de instituições escolares e dirigentes e técnicos dos sistemas educacionais que desenvolvem suas práticas, estudos e atuam na área de política e gestão e em áreas correlatas. Tudo isso procurando interagir, ou seja, buscar aproximações epistemológicas, teóricas e práticas, contribuindo para a investigação científica e cuidando de atualizar os gestores às novas idéias que surgem nas práticas educacionais voltadas, também para o planejamento e avaliação das instituições educativas.”

De acordo com Maura Bezerra, um dos principais objetivos é socializar estudos e experiências inovadoras em matéria de políticas e práticas de administração educacional, de gestão escolar e de formação e valorização dos profissionais da educação.  Ela também destaca a importância de refletir sobre a política educacional e a gestão da educação básica, os processos de conhecimento e de práticas escolares, por meio da divulgação e socialização das vivências de cada gestor.

8h: Credenciamento
8h30: Atividade Cultural – Francisco Martins
9h: Conferência de Abertura
Tema: Política e Gestão da Educação Básica:diretrizes e práticas escolares
Conferencista: Protª Drª. Alda Maria Duarte Araújo Castro - UFRN
Debatedores: Edivan Martins Teixeira – Secretário Municipal de Educação de Natal
                      Otávio Augusto de Araújo Tavares – Secretário Estadual de Educação
Coordenador: Prof. Dr. Dante Henrique Moura - IFERN/Vice- Diretor ANPAE
12h: Intervalo
14h: Sala de Conversas

Eixos Temáticos: Política e Gestão da Educação Básica: diretrizes políticas de avaliação - Práticas Escolares: diretrizes e políticas de formação continuada

Coordenação: Maura Bezerra e Maria José Gadelha -ANPAE/RN
Convidados: Dirigentes de Escolas Municipais e Estaduais
16h: Sessões de Pôsteres
Tema: Práticas escolares
Coordenação: Comitê de Avaliação: Professoras Margarette; Marlete; Maria José Gadelha; Tereza; Maura Bezerra.
Expositores: Técnicos e Dirigentes de Escolas Municipais e Estaduais
17h: Coquetel de Encerramento - Música ambiente – Avaliações de pôsteres - Certificados