Os médicos que fazem parte do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), de Natal, aprovaram à unanimidade dos presentes, as propostas do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Saúde (PCCV – Saúde) da Prefeitura do Natal. A decisão ocorreu na noite desta quarta-feira (8), durante reunião da categoria com os secretários municipais do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, de Saúde (SMS), Thiago Trindade e o secretário executivo, Sylvio Eugênio de Medeiros.

A reunião entre os representantes do executivo municipal natalense e os cerca de 50 médicos ocorreu no auditório da sede do Samu de Natal, em Dix-Sept Rosado, ocasião em que o secretário executivo Sylvio Eugênio, explicou os detalhes do PCCV da Saúde, com todas as suas vantagens.

O encontro desta quarta-feira à noite faz parte de uma série de encontros feitos com as diversas categorias profissionais do executivo municipal natalense e tem o objetivo de esclarecer os detalhes dos PCCV da Saúde e do Plano Geral, além da lei de vencimentos e gratificações.

“A criação deste PCCV é uma luta de 18 anos dos servidores de Natal e que agora nossa gestão teve a coragem de colocar em prática, demonstrando preocupação com a qualidade do serviço público com a valorização do servidor”, destacou o secretário Kalazans Bezerra.

O titular do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal disse ainda que atualmente o PCCV encontra-se na Câmara Municipal do Natal para aprovação de sua primeira etapa de implantação, prevista para este mês de setembro e numa segunda etapa em janeiro do próximo ano e terceira e última em março de 2011. “A implantação total do plano significará um acréscimo mensal de aproximadamente R$ 5 milhões na folha de pagamento da Prefeitura do Natal”, informou Kalazans Bezerra.

Segundo o coordenador geral do Samu/Natal, Isaque Estácio Sousa, a reunião foi muito proveitosa. “Com este encontro fechamos um ciclo de discussões relativas ao PCCV da Saúde, que sem dúvidas trás muitos benefícios para nossa categoria”, afirmou o coordenador Isaque Sousa.

Salário
O líder máximo do Samu em Natal se referia, por exemplo, que com o plano os vencimentos básicos dos médicos que trabalham 20 horas semanais passarão de um salário base de R$ 628,72, para R$ 1.534,50. “No geral, se juntando as gratificações que são absorvidas com o PCCV e que agora contam para a aposentadoria, o médico deste serviço que trabalha 20 horas, ganhará cerca de R$ 6 mil”, informou Sylvio Eugênio.

Esse detalhe por si só já representa um grande avanço para esta categoria médica. “Entretanto, o PCCV da Saúde não tem como meta trazer apenas benefícios salariais para os servidores do município do Natal. “O plano tem o grande objetivo de criar normas e regras claras e objetivas para a evolução das carreiras dos funcionários públicos municipais da capital potiguar”, observou Kalazans Bezerra.

Outro ponto importante lembrado pelo secretário Thiago Trindade é que caso algum médico escolha trabalhar uma carga horária de 40 horas, terá seus vencimentos alcançando cerca de R$ 10 mil reais. “E isso se dá de forma opcional, pois nosso objetivo é ter o maior tempo possível de dedicação dos médicos para Prefeitura do Natal”, destacou o titular da SMS.