A prefeita Micarla de Sousa esteve reunida na tarde desta quarta-feira (08), em Brasília, com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, do Ministério da Saúde. A chefe do executivo municipal tratou no encontro da estruturação da rede básica da capital potiguar e garantiu a liberação para a construção de mais duas Unidades de Pronto Atendimento em Natal.
As novas unidades, de porte II, serão construídas nos bairros do Planalto e Nossa Senhora da Apresentação, com capacidade média de atendimento de 300 pacientes por dia. As UPAs são resultado do investimento, de cerca de R$ 4 milhões, e parceria entre a Prefeitura do Natal e o Governo Federal.
As UPAS são um complemento da atenção à saúde em Natal, formada ainda pelos atendimentos da rede básica e Programa Saúde da Família, todos com investimentos da Prefeitura.
Natal já possui a Unidade de Pronto Atendimento do Pajuçara, aprovada por 98%dos usuários, e está construindo a unidade de Cidade da Esperança, do porte III, que terá capacidade para até 700 atendimentos por dia.

Rede Básica

Durante a reunião, a prefeita Micarla de Sousa tratou ainda com Alberto Beltrame da construção ou reforma de dez Unidades Básicas de Saúde em Natal. “Estamos conseguindo, por meio de obras e parcerias, melhorar a atenção básica à saúde e os serviços urgência e emergência de Natal”, comemorou a chefe do executivo municipal.
Micarla de Sousa também falou sobre o projeto “Farmácia da Gente”, que facilitará o acesso da população aos medicamentos, reduzindo custos com armazenamento. O Secretário Nacional de Atenção à Saúde elogiou a iniciativa.

PAC 2
Nesta quinta-feira (09), Micarla de Sousa participará, ainda em Brasília, da reunião do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2), que terá incluso um pacote de obras sociais, além dos investimentos em drenagem e saneamento. Por meio do Pac 2 será construída em natal a quinta Unidade de Pronto Atendimento, a ser implantada na zona Leste da cidade. “Superamos nossa meta inicial que era de construir quatro unidades e deveremos chegar a implantação de cinco UPAs em nossa gestão”, disse a prefeita.