Cuidados integrais para crianças menores de seis anos de vida e incentivo à doação de leite humano, são os destaques da Semana do Bebê Natalense 2024, ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), que acontece de 13 a 17 de maio no município. A abertura da campanha acontece na segunda-feira (13), na Unidade de Saúde de Candelária, com a inauguração da sala de apoio à amamentação e divulgação do projeto de ampliação da amamentação no município.

 

Com o tema "Investindo no Futuro: Promovendo o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância", a Semana do Bebê Natalense 2024 busca destacar a importância dos cuidados adequados e garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças entre 0 e 6 anos.

 

Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança da SMS Natal, explica sobre a importância da ação: “Durante toda a semana, estamos realizando atividades para conscientizar a sociedade sobre os cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida. Também abordamos questões como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, gravidez na adolescência, entre outros tópicos importantes.”.

O quinto mês do ano também celebra o Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, no dia 19, e a Semana Nacional da Doação de Leite Humano. Este ano, as comemorações acontecem em conjunto com a Semana do Bebê, reforçando a necessidade de ações voltadas para o estímulo ao aleitamento materno e à doação de leite humano.

 

“Iremos trabalhar a temática da Doação de Leite Humano durante todo o mês de maio nas unidades de saúde. Teremos também uma programação em conjunto com a semana do bebê, onde será inaugurada a primeira sala de apoio à amamentação na atenção primária no município, no dia 13, na UBS Candelária. A sala, tem a finalidade de apoiar as mulheres com dificuldades na amamentação a fim de garantir o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuado por pelo menos dois anos.”, comenta a nutricionista Monique Silveira Rosa, responsável técnica em Aleitamento Materno do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da SMS Natal, reforçando que a doação de leite pode salvar vidas, principalmente de crianças prematuras, e que uma pequena quantidade de leite materno já pode contribuir para a melhora no quadro de saúde dessas crianças.

 

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde do município recebem doações de potes de vidro com tampas plásticas (semelhantes às embalagens de café solúvel) para serem utilizadas nos bancos de leite materno. Os interessados em doar podem levar os potes a qualquer unidade de saúde.

 

Além das ações da Semana do Bebê, os cinco distritos sanitários da cidade desenvolvem programações nas Unidades de Saúde dos seus territórios, ofertando atividades destinadas a incentivar os cuidados com a primeira infância e a importância da doação de leite materno.

 

Confira a programação da Semana do Bebê Natalense 2024

 

13/05 (das 8h às 12h) - Inauguração da Sala de Apoio à Amamentação e Divulgação do Projeto de Ampliação da Amamentação no município. Local: UBS Candelária, localizada na rua Barão de Açu, s/n, Candelária;

 

14/05 (das 8h às 12h) - "O Cuidado com o Prematuro na Atenção Básica Parte I", Público Alvo: Agente Comunitário de Saúde, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Atenção Básica. Local: UnP: Universidade Potiguar, localizada na Avenida Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova;

 

15/05 (das 8h às 12h) - "Transcrição da Caderneta para o Sisab e Avaliação Calendário Vacinal", para profissionais responsáveis pelo Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Salas de Vacina. UnP: Universidade Potiguar, localizada na Avenida Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova;

 

16/05 (das 8h às 12h) - "O Cuidado com o Prematuro na Atenção Básica Parte II". Público Alvo: Agente Comunitário de Saúde, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Atenção Básica. Local: UnP: Universidade Potiguar, localizada na Avenida Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova;

17/05 (das 8h às 12h) - Ações para a primeira infância dirigidas aos usuários nas salas de espera e convivência das Unidades Básicas de Saúde de Natal.