No último sábado (13), integrando o calendário letivo na Rede Municipal de Ensino de Natal, foi realizada uma vivência pedagógica que consistiu em uma Feira de Adoção, no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, localizado em Lagoa Azul, zona norte da cidade, nascida de um projeto de pesquisa “Um Legado de Amor e Cuidado com os Animais”. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano e a diretora do Departamento de Educação Infantil, Alderly Façanha, prestigiaram o evento.

A gestora pedagógica Joseane Dias Macena, explicou que o projeto foi desenvolvido com a turma do nível IV A e destacou como o momento é importante para toda a comunidade escolar, uma vez que colocou as crianças como agentes conscientizadores da causa, eles agiram como protetores de animais.

“As crianças levaram para a roda de conversa em sala de aula a reflexão sobre a necessidade de olhar com atenção para os animais em situação de rua, que são abandonados e passam fome, sede e frio, bem como olhar para os animais que estão nos abrigos. Nossas reflexões dentro da unidade de ensino têm se baseado nas crianças como centro do processo, com o ponto de interesse partindo delas, buscamos trabalhar não uma pedagogia transmissiva, mas uma pedagogia participativa em que os professores e as crianças se envolvem nesses contextos que buscam compreender o que está acontecendo ao nosso redor, de conhecer a comunidade e trabalhar a realidade, de ouvir as crianças, uma vez que, elas têm a sua criticidade, são cidadãs hoje e não somente quando atingirem a maioridade, elas têm seu ponto de vista e estes devem ser considerados”, destacou Dias.

“Meu filho começou a estudar no CMEI este ano, viemos participar a convite dele, para apoiar, pois ele está muito animado, acordou disposto, chamou toda a família e os amigos da rua. Acho importante a criança ter os pais participando junto com elas de projetos como este no ambiente escolar”, disse Clécio da Silva Jerônimo que é pai de Luiz Fernando Ponciano Jerônimo, de cinco anos e estava participando da feira junto às outras duas filhas.

Mara Carvalho, cujo o filho estuda no CMEI há quatro anos, compartilhou suas impressões. “É um trabalho muito bonito, meu filho está aprendendo bastante com tudo isso e ele estava bem ansioso nos últimos dias para a feira, é algo que vai estimular as pessoas a pensarem e a cuidarem melhor dos bichinhos de estimação”.

A ação for realizada em parceria com a organização não-governamental “Amor de 4 Patas”, localizada em Macaíba, região metropolitana de Natal. “Trabalhamos com o resgate, o tratamento e a colocação para adoção de cães que vivem em situação de abandono ou maus-tratos. Estamos atualmente com aproximadamente 100 cães em nosso abrigo, alguns sendo tratados e outros já aguardando um novo lar”, informou Tatiane Ferreira, voluntária da Ong.

“Conseguimos em parceria com o Amor de 4 Patas que eles trouxessem os animais para que nossas crianças tivessem esse contato físico com os filhotes. Uma das coisas importantes de termos na Educação Infantil é esse aspecto prático do ensino, essa vivência. Creio que uma das coisas que ficará como aprendizado é o cuidado e a preocupação com os animais”, destacou a educadora infantil, Iraí Lopes Cabral.