A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), lança o primeiro boletim epidemiológico de violências interpessoais e autoprovocadas do município. Em Natal, foram identificadas 2.324 notificações de violência nos serviços de saúde públicos e privados durante o ano de 2023.

Desde 2014 dados sobre violência interpessoal e autoprovocada são considerados notificações compulsórias para os estabelecimentos de saúde do país, e devem ser notificados obrigatoriamente pelo profissional de saúde por meio de ficha específica e lançado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), caso observe a suspeita ou confirmação de ocorrências de violência.

“O Ministério da Saúde monitora através dos serviços de saúde a amplitude do agravo nos grupos mais vulneráveis, então esse boletim é importante para esclarecer ao público em geral o panorama da violência em suas diferentes tipificações, no território de Natal, que podem servir de base para implementação de ações de saúde pública”, comenta Amanda do Nascimento Correia de Morais, coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis.

As violências interpessoais são aquelas violências que ocorrem de forma doméstica ou intrafamiliar, ocorrendo entre conhecidos ou parentes, que podem ser agressões físicas, tortura, negligência e/ou violências psicológicas, financeiras e/ou sexuais, por exemplo. Durante o ano passado, foram registradas 642 notificações de violência interpessoal, com 475 das ocorrências tendo com vítimas pessoas do sexo feminino, sendo a violência física a que apresenta mais registros (418 casos), seguida da violência sexual (210 casos).

Já a violência autoprovocada pode ser classificada como qualquer ato cometido intencionalmente pelo indivíduo com o objetivo de autoagressão, automutilação ou autoextermínio. O município registrou 743 casos de violência autoprovocada, sendo o perfil epidemiológico das vítimas contabilizando 523 mulheres, enquanto 220 dos casos registrados tiveram homens como vítimas. Em relação aos suicídios, os homens foram a maioria das vítimas, registrando 40 dos 48 casos notificados de óbitos por causas externas no ano de 2023, segundo o Sistema Informação de Mortalidade (SIM).

Para Elecinda Elaine Moreira, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, o monitoramento servirá para alertar aos profissionais de saúde e à população, estimulando uma cultura de prevenção aos agravos relacionados à saúde mental, mediante situações agravantes que ocorreram após casos de violência. “A publicação deste boletim possibilitará realizar uma análise do agravo por tipologia, sexo, faixa etária e dispersão do agravo dentro do território do Município de Natal, servindo de base para tomada de decisão e implantação de políticas públicas, seja na prevenção do adoecimento ou nas ações de promoção da saúde”, reforça.

Para conferir o boletim completo, basta acessar Aqui