Os Centros Municipais de Educação Infantil Doutora Zilda Arns e Professora Carmem Fernandes Pedroza, situados no bairro de Felipe Camarão, se uniram em uma significativa caminhada de conscientização do autismo no último sábado (06). A iniciativa teve como propósito promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade e disseminar o entendimento acerca das peculiaridades desse transtorno à população local.

As unidades de ensino marcaram presença empunhando cartazes e faixas em apoio à causa educativa, percorrendo as principais ruas do bairro. A caminhada não apenas visava sensibilizar sobre o autismo, mas também criar um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências entre indivíduos com TEA, seus familiares e a comunidade em geral.

Adriana Fidelis de Moraes Carvalho, organizadora do evento e presidente do projeto Casa Amigos da Inclusão, enfatizou a importância da mobilização, revelando sua motivação pessoal como mãe de um menino autista de oito anos. Ela explicou que a iniciativa surgiu da necessidade das terapias e da luta constante, sendo abril o mês dedicado à conscientização do autismo. A mobilização contou com o apoio das escolas locais, unidades de saúde e igrejas, demonstrando o engajamento da comunidade.

A diretora administrativa Mônica Paulina de Brito Silva, do CMEI Professora Carmem F. Pedroza, ressaltou a importância da parceria com a associação Amigos da Inclusão, enfatizando que a conscientização é responsabilidade de todos. Ela destacou que, das 331 crianças atendidos na unidade, 51 são crianças atípicas, evidenciando a necessidade de apoio e compreensão. “É uma oportunidade dos educadores levarem essa conscientização para a comunidade, que a luta é nossa, não é só de uma família nem de outra.  Então, todos precisam dar as mãos para realmente conscientizar a população”, destacou.

Por sua vez, a diretora administrativa do CMEI Doutora Zilda Arns, Edilma Costa Negreiros Vasconcelos, enfatizou a relevância do movimento para promover o respeito aos autistas. Com 30 crianças autistas na unidade de ensino, ela enfatizou o compromisso da instituição com essa causa.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal foi representada pelo diretor do  Departamento de Recursos Humanos, Daniell Victor Rendall, que ressaltou a importância do evento para ampliar o conhecimento sobre o autismo. Ele destacou que a iniciativa contribui para dar visibilidade às pessoas com TEA, reforçando a necessidade de construir uma sociedade mais inclusiva e livre de preconceitos.

A caminhada, além de promover a conscientização, fortaleceu os laços comunitários e reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com a causa da inclusão e do respeito à diversidade.