A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Setor de Vigilância Sanitária (SVS/VISA), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), realizou a Oficina de Planejamento das Ações de Vigilância Sanitária para o ano de 2024. O momento contou com dois encontros com o intuito de apresentar as principais ações programadas para este ano pelo setor, além de apresentar os resultados desenvolvidos pelos eixos no ano de 2023.

“A oficina envolveu todos os núcleos da Vigilância Sanitária e técnicos e respectivos servidores, para avaliar os indicadores da vigilância sanitária do ano passado, fomentando discussões e refletindo sobre o gerenciamento do risco sanitário, realizando pactuações sobre processos de trabalho e programar ações e metas para o ano de 2024.”, comenta o chefe da Vigilância Sanitária, José Antônio de Moura, responsável por ministrar a palestra “Comunicação Não Violenta”, com a intenção de melhorar as relações interpessoais, ressaltando a necessidade do acolhimento humanizado no serviço público e o aperfeiçoamento da comunicação com o setor regulado.

Durante a oficina foram trabalhados eixos da Programação Anual de Saúde (PAS), como a Gestão e processo de trabalho e informatização; Inspeção, Licenciamento e atendimento às denúncias sanitárias; Educação permanente e continuada e informação e comunicação em saúde; Monitoramento; Indicadores, onde as ações e metas são estabelecidas em consonância com os instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) da gestão municipal.