A Guarda Municipal de Natal, acionada pelo CIOSP (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), atuou para deter um homem acusado de pedofilia e violência doméstica, no bairro do Planalto. A ação foi considerada exemplar sob os aspectos éticos e operacionais.

O Supervisor da Guarda Municipal de Natal, Ocimar Dantas, conta que ao receber o chamado, uma viatura foi deslocada para o local da ocorrência. “Soubemos que o caso envolvia acusação de pedofilia e a possibilidade de violência doméstica. Optamos por mandar uma equipe da Patrulha Maria da Penha, uma vez que sempre há uma guarda feminina na equipe”, revela o supervisor.

Segundo Ocimar, a equipe atuou à noite, uma vez que, em se tratando de flagrante delito, não há a necessidade de aguardar a determinação judicial para agir. “Uma mãe denunciou que sua filha teria sido molestada por um homem que, na área de convivência do condomínio, teria oferecido um chocolate à criança e tocado em suas partes íntimas. Ao chegar, a equipe identificou o acusado e soube que a esposa do mesmo estaria propensa a realizar novas denúncias. A agente Catarina teve um destaque grande ao ser a primeira que atendeu a esposa bastante abalada e revelou violência doméstica contra ela e sexual contra seu filho, enteado do acusado”, lembrou o supervisor.

A ação feminina nas patrulhas tem sido um destaque na atuação da Guarda Municipal. “A presença delas tira a inibição das mulheres que estão sendo ameaçadas ou agredidas e isso favorece o processo de denúncia”, explica Ocimar.

As equipes integradas receberam elogios pela aplicação correta da Lei na operação. O acusado teve sua integridade física garantida até a entrega do mesmo à autoridade competente (Delegacia de Plantão da Zona Norte) e as vítimas não foram expostas. “Nossos agentes asseguraram que a esposa do acusado não estivesse no mesmo ambiente que o mesmo durante todo o processo”, diz o supervisor.

“Quero parabenizar a Equipe do GAAM, tendo à frente o CGA Agt Dias, Agt Catarina e o apoio das equipes do GAPA , sendo eles: CGA Freire, Agt Milton‬⁩, além da Equipe da PMP, estando a Frente a CGA  ngela, CGA Janilson e CGA Harlan”, citou.

O acusado, de acordo com informações da Guarda Municipal, será submetido a audiência de custódia, mas até lá, ficará detido em prisão de flagrante delito.

Para denúncias, ligue:

190 - Ciosp (O Centro encaminha para a Patrulha Maria da Penha)