Os adolescentes da Casa de Passagem III, abrigo ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, irão realizar apresentação de capoeira neste sábado (28), a partir das 16 horas, na quadra de esportes da Praia do Meio. A apresentação faz parte de uma homenagem ao Mestre Coice, ex-professor de capoeira dos abrigados, que faleceu no último mês de maio. O convite partiu do atual responsável pelo Grupo de Capoeira Libertação, Sandro Emídio.

“A homenagem está sendo organizada pelo Grupo de Capoeira Libertação, que era comandada pelo Mestre Coice. Os adolescentes estarão presentes nesse momento  para relembrar os bons ensinamentos do professor”, afirma Rejane Bruno, Coordenadora da Casa de Passagem III.

A Casa de Passagem é parceria do Grupo Libertação e por isso, os 12 adolescentes que participavam das aulas do Mestre Coice não tiveram os treinos suspensos. Eles têm aulas três vezes por semana e aos  sábados vão para a academia do Grupo, em Brasília Teimosa. “Nós percebemos que esse tem sido um trabalho que está bem fortalecido, porque os adolescentes gostam da atividade, que dá disciplina e estabelece limites. Para ser bom na capoeira é preciso ter bom comportamento e conhecimento da arte, e vemos que alguns receberam as cordas, estão evoluindo e sendo batizados”, ressalta Rejane Bruno.

Sobre as Casas de Passagem

As Casas de Passagem constituem-se em um serviço de alta complexidade, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e que tem como objetivo oferecer acolhimento de caráter emergencial e provisório. Em Natal, há três delas. A unidade I atende crianças de 0 a 6 anos de idade. Na unidade II são crianças entre 7 e 12 anos e a III, jovens entre 13 e 18 anos incompletos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos e cujos direitos tenham sido violados.

Em 2009 entraram na Casa de Passagem I 95 crianças. Destas, 20 foram adotadas e 60 desligadas para famílias extensas. Em 2010 entraram 19 crianças, das quais 5 ganharam nova família e 8 foram desligadas.

Já na Casa de Passagem II, no ano de 2009, foram acolhidas 114 crianças. Destas, nenhuma foi adotada, e 16 foram desligadas. Já em 2010, foram contabilizados até julho 45 acolhimentos, das quais três crianças foram adotadas e 12 desligadas.

Na Casa de Passagem III, foram 434 adolescentes acolhidos em 2009, dos quais 44 foram desligados. O restante outros foram encaminhados para o CREAS, Busca Ativa e os demais estão evadidos. Em 2010 foram acolhidos 95, e até julho foram desligados 19, ou seja, retornaram para a família de origem ou família extensa. Atualmente, a Casa III conta com 73 acolhidos. Nenhum adolescente foi adotado em 2009 e em 2010.