As Escolas Municipais Professora Terezinha Paulino de Lima, Vereador José Sotero e Professora Adelina Fernandes promoveram uma programação especial para celebrar a formatura dos estudantes do 9º ano. As solenidades ocorreram na noite da última sexta-feira (26) em cada unidade de ensino, situadas na zona norte da capital. As formaturas simbolizam o encerramento de uma etapa educacional e o início de uma nova jornada para o Ensino Médio. Destas três instituições, 344 estudantes estão concluindo o Ensino Fundamental 2.

A gestora pedagógica da Escola M. Vereador José Sotero, Francinelia Lucena, destacou a importância do evento. “Este é um momento verdadeiramente marcante para todos nós da Escola M. Vereador José Sotero. Ver nossos alunos concluindo o Ensino Fundamental e se preparando para o Ensino Médio enche nossos corações de orgulho e emoção. É o resultado de um trabalho coletivo, envolvendo os estudantes, educadores, as famílias e a comunidade escolar", disse. A escola está localizada no bairro Igapó.

As solenidades contaram com a presença de familiares, professores, diretores, membros da comunidade escolar e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Natal. “Sem dúvida, esta formatura representa um marco positivo para a SME-Natal. É o resultado do esforço conjunto de professores, gestores escolares e demais profissionais envolvidos na educação desses alunos. Essa celebração não apenas destaca o sucesso individual dos estudantes, mas também reflete a qualidade do ensino oferecido em nossa rede", citou o diretor do Departamento de Recursos Humanos, Daniell Victor Rendall, que participava da comemoração na Escola M. Professora Terezinha Paulino, situada no bairro Nossa Senhora da Apresentação.

Nas três escolas, os estudantes foram homenageados por seus esforços e conquistas ao longo dos anos, recebendo certificados que atestam a conclusão do Ensino Fundamental. “Formatura é um rito de passagem que marca o encerramento de uma etapa e o início de novos desafios. Ela oferece um momento de reflexão sobre o aprendizado, as amizades construídas e os valores adquiridos. Também fortalece o senso de comunidade na escola, unindo alunos, professores e familiares em um momento de celebração e reconhecimento", comemorou a docente da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino, Andreia Vasconcellos.

O momento mais aguardado da noite é a entrega dos diplomas. “Estou realmente emocionado e um pouco surpreso, para ser sincero. É um misto de sentimentos. Por um lado, estou feliz por ter alcançado essa etapa, por ter superado desafios e aprendido tanto ao longo do caminho. Por outro lado, vou sentir saudades ao deixar para trás essa fase da minha vida. No geral, é uma sensação incrível de conquista", falou o estudante da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, Geovane Lucas Santos de Lima. A unidade de ensino está situada no bairro Potengi.