Até o final do próximo mês de setembro serão concluídos os serviços de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Brasília Teimosa. Na tarde desta sexta-feira (27), a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou as obras, com investimento de R$ 173,751 mil, e destacou o trabalho de melhoria das unidades de saúde do município.

Durante a visita, a chefe do executivo municipal e o secretário municipal de Saúde (SMS), Thiago Trindade, conheceram as dependências da unidade, dentre elas as salas de ambulatório, farmácia e o novo auditório. Também no local, o presidente do Centro Comunitário de Brasília Teimosa, Fernando Luiz da Costa, ressaltou que estas obras fazem parte de um sonho realizado da comunidade. “Há mais de 20 anos, desde que a unidade foi inaugurada no início dos anos 80, que não passa por uma reforma digna como está que está ocorrendo agora”, lembrou Fernando Luiz.

“Estamos reformando e equipando 17 unidades de saúde de Natal, que serão entregues até o final deste ano, dentro de nosso objetivo de melhorar a qualidade da saúde em nosso município”, destacou a prefeita. “Também estamos trabalhando em reformas e ampliações de estabelecimentos de Saúde de Nova Natal, Gramoré, Zona Norte, Panatis, Quintas, Parque dos Coqueiros, Parque das Dunas e Felipe Camarão”, completou o secretário.

Reformas

De acordo com a diretoria da Unidade de Saúde de Brasília Teimosa, Célia Maria Barbosa de Freitas, no prédio foi feita a ampliação das salas da direção, administração e regulação (marcação de exames). “Uma das novidades será a construção de um salão de múltiplo uso de aproximadamente 100 m² equipado com copa, almoxarifado e banheiros adaptados”, informou a diretora. Este espaço será destinado para realização de eventos como palestras voltadas para área de saúde.

A diretora disse ainda que as obras da unidade de Brasília Teimosa incluem a execução de estrutura de concreto armado (pilares, vigas e lajes) em uma área de aproximadamente 250 m²; retirada de toda a cobertura antiga (em mal estado de conservação); execução de cobertura nova em toda a área de concreto armado e substituição de 30% de telhas e madeiras.

O prédio está ganhando também revisão de toda a instalação elétrica, incluindo o balanceamento das redes de circuitos, e da instalação hidráulica e sanitária; reparos na caixa d’água antiga e implementação de mais uma caixa com capacidade de 1000 litros, emassamento e pintura de toda a unidade.

Também estão em execução os reparos de acessibilidade do local, como implementação da acessibilidade aos banheiros da unidade, através de barras de apoio para portadores de necessidades especiais, substituição de todas as portas da unidade por portas de largura acessível à cadeirantes, substituição de todo os 470 m² piso da unidade por piso cerâmico antiderrapante e reforma da calçada da frente de modo a adequá-la ao acesso de portadores de necessidades especiais.