Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da cidade, registrou no último sábado (20) o terceiro maior número de atendimentos do Participa Natal nos Bairros. Amparada por mais de 20 parceiros, a Prefeitura do Natal ocupou a Escola Municipal que leva o nome do bairro e disponibilizou mais cem tipos de serviços nas áreas de educação, lazer, saúde, assistência social, serviços urbanos e trabalho e renda. Foram 6.212 atendimentos realizados, beneficiando a população local e das comunidades vizinhas.

Desde que retomou o projeto no segundo semestre de 2023 (interrompido pela Covid- 19), a Prefeitura realizou oito edições do Participa Natal, sendo o de Nossa Senhora da Apresentação o primeiro deste ano. Já foram beneficiados os bairros Pajuçara (5.054 atendimentos), Planalto (8.622 atendimentos), Rocas (5.373 atendimentos), Lagoa Azul (5.410 atendimentos), Felipe Camarão (6.215 atendimentos), Potengi (2.414 atendimentos) e Alecrim (3.322 atendimentos).

Coordenadora do Participa Natal nos Bairros, a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, faz uma avaliação positiva do projeto, ancorada nos números de atendimentos. “É gratificante saber que estamos acertando ao levarmos às comunidades serviços tão necessários. Sem dúvida, o Participa é uma ação da gestão Álvaro Dias que interfere direta e imediatamente na vida das pessoas. Temos que agradecer aos parceiros que nos ajudam nessa missão e às pessoas das comunidades que entendem os esforços que a gestão faz para ampliar a oferta dos serviços públicos”, disse Joanna.

Participa Natal nos Bairros é uma ação de cidadania da Prefeitura do Natal, criada em 2019 na gestão Álvaro Dias. Ela acontece nas manhãs de sábados, em datas pré-agendadas e reúne, através de parceria, além das secretarias e órgãos municipais, empresas e instituições públicas e privadas. Nas oito edições realizadas neste novo momento do Participa, chega a 42.622 o número de atendimentos.

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA AÇÃO
Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS
Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, FisioAre, INSS, Multimais, CDL Natal, Drogaria Santa Fé, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, Natal Óticas, ABAPED, Instituto Mix, Junta Militar, NuBus (NatalCard) e Banco do Brasil.