Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família, por ser uma instituição que a complementa. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade. É nesse contexto que o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Abigail Barros de Azevedo, deu início ao projeto Família na Escola, na manhã desta sexta-feira, 27, com uma programação de dois dias, no bairro de Nova Natal.

O evento começou às 8h com a abertura oficial, logo após teve a mostra da culminância do projeto Nosso Folclore, voltado para o estudo e difusão do folclore por meio de atividades e apresentações culturais. O projeto é realizado em comemoração  Dia do Folclore, celebrado no último dia 22, e contou com apresentações realizadas pelas crianças do CMEI, que são elaboradas a partir do conteúdo trabalhado em sala de aula e englobam brincadeiras, músicas, danças, cantiga de roda, lendas, crendices, adivinhação entre outras manifestações da cultura popular.

No horário da tarde estão sendo realizadas as oficinas para os pais, professores e funcionários. Eles irão participar das oficinas de biscut, confecção de cartões, chaveiro, brinquedos, caixa para presente, garrafas pet ou de quadros de pintura a dedo, que serão ministradas por mães da comunidade, professores ou voluntários da Ativa, parceira na iniciativa.

“O projeto Família na Escola tem como objetivo conquistar uma gestão democrática e participativa, envolvendo toda a comunidade escolar (docentes, discente, funcionários e pais), enfatizando e atraindo em especial a família dos alunos”, explica a gestora do CMEI, Juliana Barbosa Dantas. “Essas práticas aumentam a satisfação, o comprometimento de todos os profissionais da educação, além de melhorar o desempenho dos alunos, visando uma educação significativa democrática com o intuito de formar cidadãos críticos e reflexivos” conclui a gestora.

O evento conta com a parceria da Ativa, por meio dos seus voluntários que ministraram algumas oficinas, com o CIAVV (Centro Integrado de Apoio às Vítimas de Violência) e com o Posto de Saúde do bairro de Nova Natal I.

Enfermeiras do posto de saúde do bairro encaminharam as crianças que estavam com vacinação atrasada para ser posta em dia. As ações preventivas contaram também com esclarecimentos aos pais e comunidade, com distribuição de folders e panfletos explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, hanseníases, entre outras. Esclarecimentos sobre Câncer de Mama, Câncer de Próstata, e outros tipos de câncer, além da distribuição de camisinhas.

Carla Cristina Silva de Lima, tia do aluno Allan da Silva de 3 anos, avaliou a iniciativa: “É muito importante essa iniciativa família e escola. Estou gostando bastante do projeto e as apresentações estão lindas”, disse.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

14h – Abertura das oficinas
14h30 – Oficina de Biscut – Josefa Dantas da Comunidade
14h30 – Oficina de Cartões – Professora Vânia Maria
15h – Oficina de Chaveiro – Ana Lúcia da Comunidade
14h30 – Oficina de Garrafa Pet – Ativa
14h30 – Oficina de quadros de pintura a dedo - Professores Anne Catarina e Josenize de Melo.

8h - Oficina de Biscut – Josefa Dantas da Comunidade
8h – Oficina de caixa para presente – Janaina Dionísio e Márcia Melo
8h – Oficina de Garrafa Pet – Ativa
9h - Oficina de quadros de pintura a dedo – Professores Elaine Cristina e Patrícia Silva