A primeira edição do Participa Natal nos Bairros de 2024 está marcada para acontecer no próximo sábado (20) no Loteamento Aliança, na Zona Norte da cidade, utilizando como base a Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação (Rua José Luiz da Silva, 1205). Como nas edições anteriores, o evento vai acontecer das 8h às 12h30, ofertando à população local e da região diversos serviços. 

O Participa Natal nos Bairros é uma ação de cidadania da Prefeitura do Natal, que acontece regularmente em datas pré-agendadas e reúne, em cada edição, cerca de 20 parceiros, entre instituições públicas e privadas e empresas, além das secretarias e órgãos municipais. O evento acontece sempre aos sábados e promove atendimento gratuito em mais de 30 tipos de serviços nas áreas de educação, lazer, saúde, jurídica, estética, assistencial, entre outras. 

“É motivo de alegria já no início do ano podermos retomar esta ação de cidadania da prefeitura, que tão bem vem fazendo aos natalenses, principalmente os que dependem mais dos serviços públicos”, disse do prefeito Álvaro Dias, que faz questão de estar presente em todas as edições do Participa Natal nos Bairros. Ele destacou que no ano passado “o Participa produziu mais de 30 mil atendimentos nas sete edições realizadas, números que podem aumentar já que estamos começando mais cedo este ano”.

O Participa Natal nos Bairros foi criado em 2019, na gestão do prefeito Álvaro Dias, com o objetivo de reforçar a ofertar de serviços em algumas comunidades. Segundo a coordenadora do projeto, secretária de Planejamento Joanna Guerra, a Ação ultrapassou seus objetivos. 

“Além de concentrar em um único dia e local uma gama considerável de serviços importantes, como exames médicos ou consulta ao programa Minha Casa Minha Vida, o Participa também promove a zeladoria na comunidade e realiza obras de manutenção na escola onde acontece”, disse.

Na próxima quinta-feira (18), a Prefeitura coordena uma reunião chamada de Mobilização e Escuta a partir das 19h30, também na escola municipal onde ocorre a Ação do sábado (20). Essa reunião sempre precede o Participa e, segundo Joanna Guerra, serve para explicar à comunidade como acontecerá o grande evento. Também nessas reuniões a equipe da Prefeitura colhe demandas da população que passam a integrar o plano de ação da gestão municipal. O encontro reúne população local, lideranças e os secretários municipais.

O BAIRRO
Nossa Senhora da Apresentação, onde está o Loteamento Aliança, é um dos sete bairros da zona norte de Natal. Originou-se com a implantação do conjunto Parque dos Coqueiros, nos anos 1980. Foi reconhecido bairro em 5 de abril de 1993, homenageando no seu nome a padroeira da cidade. É o bairro mais populoso de Natal com cerca de 80 mil habitantes. Sedia algumas grandes empresas, além do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes e o Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais.

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS
Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, CDL Natal, COSERN, CAERN, NuBus, Natal Óticas, Drogaria Santa Fé, ABAPED, Exército Brasileiro, Instituto Mix, Escola de Enfermagem Menino Jesus, FISIOARE, Multimais e INSS.

SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA AÇÃO 
Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS 
Assistência e Desenvolvimento Social - Cadastro único, Orientações, inscrições e atualizações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), Orientações/informações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e de Assistência Social, Orientações sobre Aluguel Social, Auxílio Funeral e kit enxoval, Orientações jurídicas, Orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, Conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, Serviços da Junta Militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), Orientações sobre regularização fundiária e Orientações para mulheres, crianças e adolescentes.

Trabalho e Renda - Atendimentos da Sala do Empreendedor: Formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI, parcelamento da dívida MEI, Consulta SPC/SERASA, Orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, Orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Orientações sobre o Seguro Desemprego, Orientações sobre o SINE Natal e Atendimento do PROCON Natal.

Esporte e Lazer - Atividades físicas e recreativas, Atividades lúdicas diversas, Cadastros para emissão de Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3x4, laudo médico com CID 10, que atesta a deficiência) e Espaço Kids.

Educação e Cultura - Oficinas de jogos, leitura e desenhos, Distribuição de livrinhos educativos, Orientações sobre os programas Tributo à Criança e Passe Livre, Matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), Apresentações musicais e teatrais, Arte em grafite produzida na hora, Oficinas de pintura em ecobag, Espaço leitura, Atividades de educação ambiental, com exposições da fauna e flora do parque da cidade, Plantio e distribuição de mudas, Presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.

Saúde - Atendimento médico (clínico geral, endocrinologista, mastologista e dermatologista), Exames de Mamografia e Preventivo, Atendimento odontológico, Orientação de higienização bucal, Teste de visão e manutenção de óculos, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Vacinação, Avaliação de IMC, Orientações sobre métodos contraceptivos, Distribuição de preservativos masculinos e femininos, PICS (massoterapia, auriculoterapia, cranioterapia e aromaterapia), Serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), Promoção da saúde mental, atendimento nutricional, Sala de acolhimento para a pessoa com deficiência e Orientações e teste rápido para IST’s.

Serviços Urbanos - Emissão de Cartão de Estacionamento (idoso e PCD), Emissão de Cartão Nubus (Natalcard), Distribuição de brindes sobre educação no trânsito, Solicitação de manutenção de iluminação pública, podas, canteiros e áreas verdes, Solicitação de manutenção de vias e Equipamentos de drenagem, Solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, Atendimento pela agência móvel da COSERN com troca de lâmpadas ineficientes por LED, Atendimento da unidade móvel CAERN, Orientações sobre desastres naturais e Ouvidoria sobre saneamento básico.

Estética - Cortes de cabelo, Esmaltação, Design de sobrancelha e Serviço de barbearia.