Nesta segunda-feira (18), terceiro dia da nova operação de tráfego na Rua São José, o fluxo viário no local é considerado tranquilo com motoristas e pedestres ainda se acostumando com as modificações implementadas na via pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU), implementando a mão única no trecho compreendido entre a Avenida Lima e Silva e a Avenida Juvenal Lamartine (Beira Canal), totalizando 3,4 km, no sentido Zona Sul/Centro.

A rua São José passou por uma ampla reestruturação com recapeamento asfáltico, requalificação das calçadas acessíveis, com superfície regular e antiderrapante, além de implantação de ciclovias e melhoria de toda a sinalização viária. Pelos próximos 15 dias, os agentes de mobilidade e a equipe de educação de trânsito da STTU estarão no local para orientar a população sobre as mudanças.

O empresário João Maria Bezerra passa diariamente pela região para deixar a filha em uma das instituições de ensino, que funcionam na área. Ele aprovou a transformação do trecho da São José em mão única: “Tudo o que vem para aprimorar, pensando no melhor para a sociedade conta com o nosso apoio. Estamos em uma época de menos fluxo, mas já deu para sentir que está melhor passar por aqui. A via está recapeada, a sinalização é nova, os “amarelinhos” estão presentes e com o passar do tempo vamos nos acostumar”, detalhou.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o dentista Antônio Peixoto também gostou da nova operação de fluxo na via: “Existia esse gargalo aqui na São José e a ampliação das faixas de tráfego vai melhorar bastante”, contou.

Essas modificações fazem parte do projeto do binário São José/Jaguarari. De acordo com a STTU, até a segunda quinzena do próximo mês de janeiro, a Jaguarari passará a ser mão única no sentido Centro/Zona Sul, no trecho entre a Rua Meira e Sá e a Avenida Antônio Basílio, completando a operação do binário.

“É importante destacar que a avenida Jaguarari recebe cerca de 30 mil veículos diariamente e a rua São José outros 20 mil veículos por dia. Com a mudança de sentido, iremos melhorar a segurança viária e qualidade de trafegabilidade na região – atendendo inclusive às outras formas de deslocamento realizadas pelos ciclistas e pelos pedestres que antes não contavam com infraestrutura adequada. Trata-se, portanto, de mais uma grande obra da gestão do prefeito Álvaro Dias e que proporciona ao natalense a possibilidade de utilização de novos eixos que ligam importantes regiões da cidade ", pontuou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira.