A Secretaria Municipal de Educação de Natal deu continuidade ao ciclo de formação de diretores pedagógicos do Ensino Fundamental, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na última quarta-feira (22). Este encontro formativo teve palestra da professora Andressa Nunes Siroky, doutora em Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abordando o tema "A Importância de Dados Estatísticos: Avançar para Avaliar".

A abertura da formação foi conduzida pela chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, que ressaltou a relevância do momento, comentando que a estatística é uma ferramenta crucial para aprimorar o processo educativo e alcançar resultados significativos.

Por sua vez, a palestrante Andressa Nunes Siroky introduziu os conceitos e tipos de Estatística, destacando sua aplicação prática na gestão educacional. A ênfase recaiu sobre a análise de dados para tomada de decisões, salientando que o objetivo principal da Secretaria Municipal de Educação é planejar a partir de dados disponíveis.

Andressa Siroky enfatizou a importância de garantir a precisão e qualidade dos dados para uma análise eficaz, utilizando exemplos práticos, como a identificação de lacunas de aprendizado através do percentual de aprovação em cada disciplina. Ela encorajou os gestores a explorar as características específicas de suas escolas, reconhecendo as fragilidades, dificuldades e áreas de maior engajamento dos estudantes. "A estatística pode ser utilizada para orientar o professor no aprendizado em sala de aula e obter o resultado por turma dentro dos dados da aplicação, comparando o desempenho de grupos de alunos", disse.

Conhecer os dados estatísticos é um importante passo para a melhoria da educação em Natal.