O Núcleo de Atenção Especial – NAE realiza durante toda essa semana uma série de atividades lúdicas direcionadas aos usuários e seus familiares. O evento irá contar com o apoio da equipe de profissionais do NAE e de voluntários que serão responsáveis pelas atividades educativas e de socialização, que proporcionarão lazer e também muita informação. “A semana será importante para a integração dos usuários, como também para as famílias, que terão a oportunidade de verem de perto as atividades realizadas na instituição, e melhor acompanhar o tratamento de seu familiar”, afirma Milena Maia de Figueredo, Coordenadora do NAE.

A semana tem o objetivo de promover o lazer e a qualidade de vida, contribuindo para a elevação da auto-estima dos usuários e motivando os profissionais. Os participantes já tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do professor e arte-educador, Emanoel Esperidião Barros Neto, sobre as atividades realizadas com os usuários no Setor de Artes do NAE, e saber como o desenvolvimento artístico está contribuindo para o tratamento, através de uma exposição com os trabalhos dos próprios beneficiados.

Nesta quarta-feira (25), os profissionais do NAE reunirão os familiares para que estes assistam a um vídeo que conta uma história de lição de vida. “É uma história de um pai esportista que incentiva o filho que tem paralisia cerebral a participar de maratonas”, revela a Coordenadora do NAE. Logo em seguida, a equipe técnica do Núcleo irá apresentar o funcionamento interno da instituição explicando cada setor.

Já no dia 26/08 (quinta-feira), haverá um momento lúdico com o grupo Missionários da Alegria, que realizarão junto com os usuários atividades de pinturas, brincadeiras diversas e animação com palhaços. Na sexta-feira (27), será um dia especialmente para o banho de piscina. Equipes se formarão para a execução de jogos aquáticos e haverá também um piquenique. No dia 28/08 (sábado), os usuários participarão de um Encontro Anual das Instituições que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência na Marinha, onde haverá um estande do NAE realizando atividades de recorte e colagem.

Sobre o NAE

O NAE destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, bem como a suas famílias, tendo como objetivo contribuir para a conquista da autonomia, a inserção social e a participação efetiva na sociedade, por meio de ações de prevenção de deficiências, reabilitação, igualdade de oportunidades e proteção social. Atente ao todo 180 crianças e adolescentes.