O auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), foi tomado pelo esplendor do canto coral no encerramento do 29º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 21º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), que ocorreu na noite do último sábado (18). Com uma programação de vozes afinadas, o evento contou com a participação de corais do Nordeste.

Destacaram-se os corais do Tribunal de Contas da Paraíba, Maestro Maurício Gurgel (João Pessoa/PB), Eletrobrás Chesf Recife/PE, Vozes do Recife, Kactus Douradus (Recife/PE) e Maestro Orlando Leite (Fortaleza/CE), que, juntamente com os corais Uni-RN, Nostrum e da Assembleia Legislativa do RN (Natal/RN), encantaram o público com 27 apresentações.

João Alberto Gurgel, maestro de corais em João Pessoa/PB, expressou a satisfação em participar do Enconat 2023, conduzindo o Coro Sinfônico Infantil da Paraíba e o Coral do Tribunal de Contas da Paraíba. “A importância do canto coral, tanto no coral infantil, quanto no coro adulto, tem o mesmo efeito, que é o congraçamento entre as pessoas, a elevação da autoestima e a fomentação da cultura através da música. O evento de Natal eu adoro, porque é altamente organizado pela maestrina Rosângela Albuquerque e tem um público muito criterioso que abraça todos os coros que vêm aqui se apresentar", disse.

A coralista do Coral Maestro Orlando Leite, Nadja Goiana, enfatizou a importância do canto coral para o desenvolvimento pessoal. Segundo ela, o coral proporciona aprendizado na expressão, na respiração e na transmissão de sentimentos, contribuindo para a saúde vocal e postura dos participantes. “Cada palavra que o coralista diz é de extrema importância, os exercícios, o aquecimento, a flexibilidade na musculatura, tudo isso", comentou Nadja, expressando sua honra em representar a Santa Casa de Fortaleza/CE.

A regente do Coral Maestro Orlando Leite, a professora Ana Cléria Rocha, compartilhou a trajetória do coral, um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, que cresceu durante a pandemia. O coral é formado por alunos, professores, doutores, pós-doutores e membros diversos da comunidade. “É um coral multidisciplinar que abraça todos que querem cantar. Estamos trazendo a música indígena cearense e uma música autoral, que eu fiz em plena pandemia, chamada "A Estrada da Felicidade". Mais uma vez é muito bom estar aqui participando deste encontro nacional de corais de Natal", ressaltou.

De acordo com a coralista do Vozes do Recife, Tatiana Cibele Gois, é sempre uma alegria participar do Enconat e da troca de experiências enriquecedoras entre os coros. O grupo trouxe uma performance eclética, incluindo frevo, maracatu e uma música de Chico Buarque. “E junto com a gente, o maestro Josias Gouveia também está trazendo um grupo que está reiniciando seus trabalhos, estreando no Enconat, que chama-se Kactus Douradus que vão cantar um maracatu também e dois frevos".

Na plateia, o professor da Rede Municipal de Educação, Damião Cesar de Azevedo destacou a experiência enriquecedora do Encontro de Corais, congregando pessoas de Natal, do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil há mais de duas décadas. “É um momento da plateia de bom gosto, ter um contato com a música popular, música erudita e aguçar um pouco mais a sensibilidade para arte musical", concluiu.