Com a ajuda de parceiros da iniciativa privada e da sociedade, o projeto Planta Natal, iniciativa da Prefeitura que tem o objetivo de plantar 20 mil espécies vegetais nativas no Município até o final de 2024, avança. Nesta sexta-feira (17), a gestão municipal recebeu 480 quilos de adubo orgânico da empresa Biofort. O material está estocado no Viveiro Municipal e será utilizado para fertilizar e fortalecer o solo da área entre o Viaduto do 4º Centenário até o Viaduto de Ponta Negra. Esses espaços já receberam plantios de árvores como Jequitibá – Branco; Jatobá - Rosa e Pau-Rosa. De 2019 até hoje, 16.517 árvores já foram plantadas dentro do programa.

“Agradecemos e saudamos a chegada desses insumos que vão contribuir para a ampliação do Planta Natal, esse projeto arrojado e tão importante que estamos executando. A ação, além do benefício estético, traz conforto térmico para a cidade, favorecendo cada vez mais a valorização dos espaços públicos e trazendo mais qualidade de vida à população. A nossa expectativa é que no primeiro semestre de 2024 a gente alcance e ultrapasse a meta de plantar 20 mil árvores”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

A coordenadora do Planta Natal, Danielle Mafra, falou que essa doação faz parte de uma parceria entre o Município e a empresa: “Nós repassamos o material das podas realizadas na cidade para a empresa, que em contrapartida doa o adubo”, informou. Ela destacou que para trazer uma nova dinâmica de planejamento e organização para o Planta Natal, a Prefeitura adotou a estratégia das compensações ambientais executadas em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A compensação ambiental funciona da seguinte forma. Antes, ao executar uma obra que havia a necessidade de realizar uma supressão vegetal, o contribuinte deveria fazer o plantio em outra área e ficaria obrigado a supervisioná-la por dois anos. Como existe uma dificuldade para fiscalizar essa prática, a Semurb permite agora que seja feita uma compensação financeira, e caso o cidadão opte, ele pode destinar esses recursos para o Planta Natal.

“Em virtude da estratégia adotada de compensações ambientais hoje o Planta Natal conta com um bom número de insumos como garajais, tutores, placas de identificação, adubos e outros tipos de materiais. Essa inovação trouxe economicidade de recursos públicos e está permitindo que a gente se planeje e se organize de uma melhor forma”, disse Danielle.

Atualmente, o programa está realizando plantios nas escolas e regiões onde a gestão realizada as edições do Participa Natal, bem como nas áreas onde a Prefeitura está executando os serviços de requalificação das calçadas, alcançando as avenidas Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, São José e Jaguarari. Neste último trimestre, a coordenação explicou que o Planta está em uma fase de revisão e manutenção das áreas que receberam ações de plantio: “Estamos fazendo podas de condução, revisando o solo, relocando tutores e retirando garajais. Esse trabalho é fundamental para que as espécies possam crescer e se desenvolver de forma ordenada”, destacou.