A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, desenvolve durante o mês de novembro a campanha Novembro Azul, que este ano promove a melhoria integral das condições de saúde da população masculina na capital potiguar. Durante todo o mês, ações com a intenção de oferecer serviços de atenção integral à saúde masculina e incentivando a promoção, proteção e prevenção para a saúde integral dos homens acontecem nas unidades de saúde do município.

“O Novembro Azul, é um movimento que têm como foco inicial a importância do diagnóstico do câncer de próstata, porém a campanha foi se expandindo para discutir questões como o autocuidado e o cuidado integral à saúde do homem, por isso estamos incentivando que esse homem procure os serviços de saúde do município e cuide da sua saúde, não só durante o novembro, mas sim durante todo o ano”, comenta o secretário municipal de saúde, George Antunes.

No Brasil, 33,9% da população masculina com idade entre 20 e 59 anos, não estão cadastrados nos serviços de Atenção Primária à Saúde, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), o que representa que esses homens fazem menor uso desses serviços e realizam  menos consultas médicas por ano.

“Geralmente quando este homem procura atendimento médico é em situação de urgência, doença ou agravo, o que pode causar maior sofrimento não só para o usuário, quanto para os seus familiares, além de diminuir as chances de cura ou tratamento, dependendo da enfermidade. Então nossa intenção é incentivar para que ele frequente a unidade, faça exames periódicos, se cuide e cuide de si, e consequentemente das pessoas ao seu redor”, reforça Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal.

Novembro Azul em Natal

Durante todo o mês, as unidades de saúde do município desenvolvem ações com a intenção de promover e incentivar a melhoria das condições de saúde da população masculina de Natal, com destaque para ações que discutam a redução da morbidade e mortalidade masculina, enfrentamento aos fatores de risco, promoção à alimentação saudável, incentivo à prática de atividades físicas regulares, além de estimular práticas de autocuidado.

A abertura da campanha acontece na quinta-feira (9), às 9h, na Unidade de Saúde Planície das Mangueiras, localizada na Rua Nova Granada, S/N, no Bairro Nossa Sra. da Apresentação.